Home » Visitar » Cultura » Património Imaterial » Festas, Romarias e Feiras » Apresentação
A riqueza etnográfica do concelho de Vila Verde e do Minho em geral, é o resultado de uma longínqua ocupação do território, de todo um contexto paisagístico e histórico e da forma como o homem se organizou de um ponto de vista económico e social. Um dos elementos que mais a caracterizam é o sentido profundamente religioso dos seus habitantes, que se manifesta em toda a sua maneira de ser e de pensar.
As festas e romarias, em conivência com as feiras, constituem ainda hoje uma das expressões mais visíveis que caracterizam a sua cultura.
No concelho de Vila Verde, localizado no coração do Minho, realizam-se cerca de 150 festas, romarias e feiras, que ocorrem de Janeiro a Dezembro em todas as suas freguesias.
As festas concelhias dedicadas a Santo António na sede do município, as romarias de Nossa Senhora do Alívio em Soutelo, Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cervães, e Santo António em Mixões da Serra com a Bênção dos Animais, são as mais conhecidas. Mas todas elas, são a expressão de um passado do qual se pretende preservar e transmitir às novas gerações, formas de viver e sentir, que os padrões actuais tendem a fazer desaparecer.
O município de Vila Verde está fortemente empenhado em contribuir para a preservação desta faceta da vida dos homens e mulheres do concelho, pelo que representa enquanto valor histórico e cultural mas também pelo significado turístico e económico cada vez mais relevante, num contexto de preservação do nosso património cultural e natural.
Estas atividades são oportunidades para visitar o concelho de Vila Verde, conviver com as suas gentes, hospedar-se no conforto familiar do nosso Alojamento de Turismo no Espaço Rural, apreciar os sabores e saberes gastronómicos, visitar o vasto património histórico, cultural e etnográfico enquadrados por uma paisagem que não deixa de surpreender os visitantes pelos seus contrastes e beleza.