Home » Viver » Casa do Conhecimento » Projetos » Projetos e Efemérides
A Feira de Ciência & Tecnologia visa promover a cultura científica e tecnológica pela apresentação e debate de temas por convidados especialistas, pela divulgação e partilha de projetos desenvolvidos em contexto escolar e por exposições. Pretende promover e envolver ativamente na comunicação de ciência e tecnologia todas as escolas do concelho, a comunidade e diferentes entidades.
É uma iniciativa da Casa do Conhecimento de Vila Verde e dos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas de Prado, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, da Escola Secundária de Vila Verde, com a colaboração da Escola Profissional Amar Terra Verde.
A iniciativa Ágora do Conhecimento, com a colaboração de especialistas, cumpre o propósito de dar resposta a necessidades sentidas pelos docentes relativamente a qualquer tema, assunto, matéria ou questão que necessitem de ver aprofundada, sendo promovida conjuntamente pela Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Universidade do Minho, no âmbito da Rede Casas do Conhecimento.
A “Casa” vai à escola é um projeto de atividades sujeito a temáticas diversas quer por proposta da Casa do Conhecimento ou do Agrupamento de Escolas/Escolas, que pode agregar outros parceiros e a realizar em espaço escolar.
O MobiCurtas é um projeto de criatividade que procura despertar nos jovens discentes o interesse pela produção de conteúdos multimédia originais, através de técnicas diferenciadas.
Divide-se em três fases: a de “aprendizagem”, que pela frequência de workshops os participantes se apropriam de determinadas técnicas; o de “criação”, em que, em contexto escolar, são produzidas as curtas-metragens; o de “exibição”, em que os conteúdos multimédia produzidos, são divulgados e apresentados em sessões específicas.
As Tardes Digitais, um projeto dirigido à população sénior e a cidadãos com necessidades especiais, têm por objetivo promover o acesso às tecnologias digitais e o domínio no seu manuseamento, contribuindo para a inclusão digital e consequente inclusão social dos participantes.
A Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento é um projeto de leitura destinado a jovens e adultos que cultivem o gosto pela leitura e pela reflexão proporcionada por um livro, partilhado com os leitores das comunidades das várias Casas do Conhecimento e com o dinamizador da sessão que, eventualmente, poderá ser o autor da obra.
Visa a promoção da literacia e da leitura ao longo da vida, tornando-a uma atividade de carácter social e comunicacional, contribuindo para a formação de cidadãos ativos, capazes de questionar o mundo e agir sobre ele, numa partilha de conhecimento, reflexões e inquietações proporcionadas por um momento de leitura.
É uma iniciativa conjunta dos Serviços de Documentação, Bibliotecas e CdC da Universidade do Minho, da CdC de Boticas, da Casa do Conhecimento de Fafe, da CdC de Montalegre, da CdC de Paredes de Coura, da CdC de Ponte da Barca, da CdC de Valongo e da CdC de Vila Verde em colaboração com as Bibliotecas Municipais, promovida mensalmente, habitualmente na terceira 4.ª feira de cada mês.
Conversas na Casa é um projeto que pretende abordar temas de interesse para a comunidade em geral e/ou para grupos de trabalho.
O diálogo é potenciador de conhecimento, partilha, novas ideias, planos e concretizações. Assim sendo, porque não fomentar uma boa conversa!?
O Dia Mundial da Sociedade da Informação é celebrado pela Casa do Conhecimento de Vila Verde desde a sua fundação pela abordagem de temáticas no âmbito da Sociedade da Informação, sendo as temáticas da Sociedade da Informação objeto de reflexão.
A efeméride, comemorada a 17 de maio, tem o propósito de promover as potencialidades da sociedade da informação e sensibilizar para os benefícios da utilização das novas tecnologias para a sociedade, contribuindo para a redução da exclusão digital das populações.