A 23ª sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, realiza-se, amanhã, dia 17 de novembro, pelas 17h30, promovida pela Casa do Conhecimento de Montalegre, dinamizada pela Professora Assunção Anes Morais, Presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes.
A proposta de leitura para esta sessão incide sobre o romance “Terra Fria” do escritor português Vieira de Castro.
Pode participar, presencialmente numa das Casas do Conhecimento ou, online, através da plataforma zoom.
Sinopse do livro:
Publicado originalmente em 1934, “Terra Fria” suscita, desde logo, o entusiasmo da crítica («não se pode duvidar, cremos bem sinceramente, de que muitos portugueses o hão-de ler amanhã, e depois, e depois…»), vindo a ocupar um dos lugares cimeiros do universo ficcional de Ferreira de Castro
e na literatura portuguesa do século XX.
O enredo, que concilia o realismo da descrição das «gentes que vivem entre cadeias de montanhas (…) página viva da antropologia» com o tom da tragédia, localiza-se em Terras do Barroso, Trás-os-Montes. Na pequena aldeia de Padornelos, Leonardo procura com o pobre sustento do seu trabalho de jornaleiro, e sobretudo com o contrabando, prover a si e à sua família, enquanto sonha em se estabelecer por conta própria com uma venda. A ambição de uma vida independente parece-lhe finalmente poder concretizar-se com a chegada à aldeia de um homem há muito emigrado nos Estados Unidos. Porém, o «americano» rico e influente «se com uma mão lhe dá alguma coisa com a outra tudo tira, inclusive a paz e a mulher».
Do autor:
José Maria Ferreira de Castro, nasceu a 24 de maio de 1898, em Oliveira de Azeméis e faleceu a 29 de junho de 1974, na cidade do Porto. Foi emigrante, jornalista e uma das figuras cimeiras da literatura, sendo ainda hoje um dos autores com maior obra traduzida em todo o mundo.
Publica, em 1928, o romance “Emigrantes” e “A Selva” em 1930, acompanhados de êxito internacional; seguiram-se as publicações “Eternidade” (1933), “Terra Fria” (1934), “A Tempestade” (1940), “A Lã e a Neve” (1947), “A Curva da Estrada” (1950), “A Missão” (1954), “O Instinto Supremo” (1968).
Ferreira de Castro foi, diversas vezes, proposto para o Prémio Nobel e, outras tantas, recusou sê-lo, em prol de outros escritores portugueses.
A Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa da Rede Casas do Conhecimento que conta a participação da Casa do Conhecimento, Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Montalegre, da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura e da Casa do Conhecimento de Vila Verde, esta em colaboração com a Biblioteca Professor Machado Vilela.
Município de Vila Verde, 16.11.2021