Presidente da Câmara de Vila Verde sublinha impacto de exposição para a valorização social
A presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, inaugurou hoje uma exposição de trabalhos sobre “O S. Martinho e o Outono”, feitos pelos utentes do Complexo da APPACDM em Vila Verde e que estão patentes na montra da Loja Interativa de Turismo.
A autarca sublinhou “a necessidade e a importância” de dar visibilidade pública às competências e trabalhos das pessoas com deficiência, como forma de reconhecimento e valorização social.
“É extremamente gratificante perceber como fazem coisas maravilhosas, verdadeiras obras de arte”, atestou Júlia Fernandes, numa cerimónia que contou com a participação do vereador responsável pelo pelouro da Ação Social do Município, Manuel Lopes.
Responsáveis e utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) aproveitaram para enaltecer “a colaboração e a disponibilidade” do Município para acolher e promover as atividades da instituição e dos seus utentes, reconhecendo que esta postura aumenta o incentivo para o trabalho diário nesta causa solidária.
A exposição sobre “O São Martinho e o Outono” tem por objetivo dar a conhecer à comunidade o trabalho ímpar que diariamente é realizado pelos clientes do Complexo de Vila Verde da APPACDM, no sentido de promover o seu bem-estar e estimular as suas capacidades.
De acordo com a APPACDM, é missão da Instituição fazer-se presente na vida da comunidade, sendo a sua principal prioridade dar visibilidade à pessoa com deficiência intelectual. Esta abordagem ao S. Martinho e ao Outono” assenta numa ótica de inclusão social, visando a participação plástica destes jovens e adultos, num espaço que já “sentem” como seu, promovendo assim a capacitação e o desenvolvimento das suas competências pela Arte.
Os múltiplos projetos abraçados com inegável sucesso pelo Complexo de Vila Verde da APPACDM de Braga representam uma enorme mais-valia para todos os utentes e respetivas famílias e acrescentam também valor a um concelho inclusivo que coloca a coesão social no topo das suas prioridades.
Município de Vila Verde, 11.11.2021