Casa do Conhecimento de Vila Verde, Escola Secundária de Vila Verde e Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal promoveram Workshop em Scratch
Updated on 19/01/2022Hoje, 22 de julho, a Casa do Conhecimento de Vila Verde em conjunto com a Escola Secundária de Vila Verde, promoveram a primeira ação, de carácter experimental, do projeto “Espaços de Inovação e Conhecimento” um conceito que se prende com espaços não formais de aprendizagem, com base na metodologia “aprender fazendo”, onde o foco serão as áreas do Codding, da Impressão 3D e da Eletrónica.
Numa parceria com Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal foi promovido um “Workshop em Scratch”, pelo Professores Miguel Figueiredo, João Torres e João Grácio, para um grupo de alunos da ESVV.
Na opinião de José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde “esta é a primeira ação, uma espécie de ação piloto, do projeto “Espaços de Inovação e Conhecimento” que pretendemos desenvolver no âmbito da Rede de Clubes Casa do Conhecimento que engloba todas as escolas e agrupamentos de escolas do concelho. Pensamos que é um projeto enriquecedor, que permitirá aos participantes adquirir um conjunto de competências em áreas específicas, desconstruindo conceitos, exemplificando processos e construindo conhecimento”. Por sua vez, João Graça, Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, realçou a importância da iniciativa no conjunto de aprendizagens a que a escola se propõe e que integram o perfil do aluno, destacando a proximidade dos alunos à escola mesmo em tempo de férias. Miguel Figueiredo, Coordenador do CCTIC/ESE/IPS, manifestou o inteiro agrado da sua equipa em realizar este workshop em Scratch, referindo-o como uma linguagem de programação cativante para qualquer idade, pela forma lógica e intuitiva como se processa.
Os alunos que participaram no workshop classificaram-no como uma experiência: “bastante educativa, enriquecedora, diversificada, muito instrutiva, espetacular, cativante, entusiasmante, útil, divertida, muito interessante” dando os parabéns pela mesma.
“O Scratch é uma linguagem de programação e uma comunidade em linha onde pode criar as suas próprias histórias, os seus próprios jogos e as suas próprias animações interativas – e partilhar as suas criações com outras pessoas em todo o mundo. Durante o processo de conceber e programar projetos Scratch, os jovens aprendem a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar de forma colaborativa. O Scratch é um projeto da Fundação Scratch em colaboração com o grupo Lifelong Kindergarten do Media Lab do MIT. Está disponível gratuitamente em https://scratch.mit.edu/.”
Município de Vila Verde, 22.07.2021