Concelho de Vila Verde sem amianto nas escolas: Empreitada de remoção de fibrocimento nos edifícios do complexo escolar da Escola Básica de Moure está em curso
Updated on 19/01/2022Está em curso a empreitada de remoção de fibrocimento nos edifícios do complexo escolar da Escola Básica de Moure, intervenção que dita o fim do amianto em todas as escolas concelhias.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, e a Vereadora do pelouro da Educação, Dra. Júlia Fernandes, realizaram uma visita de acompanhamento desta obra inserida no programa nacional de retirada do amianto das escolas portuguesas.
O Dr. António Vilela e a Dra. Júlia Fernandes revelam a sua satisfação com a concretização desta empreitada que representa o desfecho da requalificação integral do parque escolar do concelho de Vila Verde e permite agora afirmar que o mesmo fica completamente livre de uma substância com reconhecidos riscos para a saúde da população escolar e dos profissionais que dão o melhor de si em prol do desenvolvimento de um ensino de elevada qualidade.
A Câmara Municipal de Vila Verde sublinha, assim, que esta intervenção visa permitir que as crianças e jovens que frequentam aquele estabelecimento de ensino possam ali dar continuidade ao seu percurso escolar com totais garantias de usufruírem das melhores condições de bem-estar.
A educação é um dos vetores estratégicos do desenvolvimento e do reforço da competitividade do território concelhio, razão pela qual tem sido objeto de avultados investimentos não apenas na renovação das instalações e equipamentos escolares, mas também na implementação de projetos educativos à altura dos desafios da sociedade do conhecimento e da inovação em que vivemos.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, reconhece que “a aposta estratégica na educação, no sentido de capacitar os recursos humanos do concelho e de, assim, colocar Vila Verde no trilho da modernidade, está, indiscutivelmente, a ser ganha, pois o concelho possui, hoje, edifícios escolares, nos vários níveis de ensino, com excelentes condições físicas e dotados de equipamentos que propiciam a implementação de um modelo de ensino ajustados às necessidades e aos cada vez mais exigentes desafios da competitividade económica.”
O mesmo Edil aduz que “esta intervenção destinada a remover o amianto da Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva é um forte impulso que está a ser dado, em parceria com o Estado, para assegurar que todos os edifícios escolares estão, a partir de agora, efetivamente, ao serviço do pleno bem-estar de todos os alunos, docentes e não docentes que ali passam uma boa parte das suas vidas.”
Município de Vila Verde, 07.07.2021