CLAS de Vila Verde deu pareceres favoráveis para a criação da várias unidades de apoio social na área da deficiência e da doença mental
Updated on 09/06/2021O Conselho Local de Ação Social (CLAS) do concelho de Vila Verde reuniu hoje, 9 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde aprovou os pedidos de parecer do Centro Social do Homem, para as seguintes respostas: Unidade Sociocupacional – USO – Casa da Citânia; Residência de Apoio Moderado – Casa da Citânia; Lar Residencial – Quinta do Senhor; ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) e Centro de Dia – Casa da Alegria; Equipa de Apoio Domiciliário em Saúde Mental (EAD) – Casa da Citânia; COHOUSING – Habitação Colaborativa – Quinta do Senhor.
Também foi aprovado o pedido de parecer para a criação de um CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, solicitado pela ADOL – Associação Domingos Oliveira Lopes.
A reunião foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Vilela, e contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Júlia Fernandes, e de representantes das várias instituições de solidariedade social, escolas, Juntas de Freguesia e Conferências Vicentinas, entre outras.
Em relação aos pareceres pedidos pelo Centro Social do Vale do Homem o presidente da autarquia vilaverdense referiu “que se tratam de excelentes respostas para o concelho, que vem ao encontro a várias necessidades sentidas no terreno e que proporcionarão melhores condições de vida às pessoas portadoras de deficiência mental e às suas famílias.”
Na reunião também foi apresentado o Relatório de Execução das Atividades desenvolvidas pelo CLDS-4G de Vila Verde.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde apresentou o diagnóstico concelhio infantojuvenil e a proposta do Plano Local de Promoção e Proteção das Crianças e Jovens. Esta entidade informou ainda, que no dia 24 de maio, o Agrupamentos de Escolas de Prado e de Vila Verde e Escola Secundária receberam a distinção de SELO PROTETOR, atribuído pela CNPDPC (). Esta distinção resulta do reconhecimento destas entidades como impulsionadoras de políticas públicas, plasmadas no seu Projeto Educativo, e práticas promotoras da proteção e promoção dos Direitos da Crianças e dos Jovens. A EPATV já teve este reconhecimento em edição anterior.
No final dos trabalhos o edil, António Vilela, agradeceu a todas as instituições presentes o incansável trabalho que desenvolvem durante todo o ano junto dos vilaverdenses, das pessoas com maior vulnerabilidade social, nomeadamente idosos, portadoras de deficiência, crianças, jovens e suas famílias.
Municipio de Vila Verde, 9.6.2021