CASA DO CONHECIMENTO -“Tardes Digitais” foi o tema da 2ª Sessão da iniciativa “Conversas na Casa”
Updated on 20/04/2021A 2ª sessão da iniciativa “Conversas na Casa”, promovida pela Casa do Conhecimento de Vila Verde foi realizada no dia 19 de abril, e contou com a participação especial de João Manuel Graça, Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, em torno da temática “Da partilha à Inclusão com as Tardes Digitais” e com moderação de José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde.
Nesta conversa João Graça evidenciou o projeto “Tardes Digitais” desenvolvido em parceria com a Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Escola Secundária de Vila Verde, a sua relação com o lema e filosofia da escola, o perfil do aluno, as competências e capacidades que promoveu nos alunos, a relação intergeracional que possibilitou, os valores que se interiorizaram. Em sua opinião, o lema “Uma Escola faz-se com Todos” espelha-se neste projeto a diferentes níveis: evidenciando a inexistência de barreiras físicas na escola, levando grupos de professores e de alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Psicossocial e do Grupo de Voluntariado do Projeto Young VolunTeam à Casa do Conhecimento para aulas deslocadas e a atribuir-lhes neste contexto a categoria de “orientadores digitais” de cidadãos com necessidades especiais e de seniores; solidificando competências e capacidades já interiorizadas pelos alunos através da interação com o público, em consonância com o perfil do aluno; potenciando o contacto com a comunidade; intensificando o conceito de “aprendizagem ao longo da vida” demonstrado por todos os seniores, através dos seus exemplos, de que não existe uma idade para aprender e que o fundamental é a vontade de aprender; reforçando os valores de cidadania, solidariedade, colaboração, partilha, inclusão; enfatizando a noção de construção coletiva de conhecimento da escola com a comunidade e vice-versa.
Foram, ainda participantes desta conversa, professores e alunos da ESVV, Técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e da APPACDM que de forma consensual atribuíram magnitude a este projeto relatando e partilhando experiências vividas, interações que estabeleceram, relações interpessoais que construíram, troca de saberes alcançada, a empatia gerada, os afetos trocados, a tolerância demonstrada, o respeito e compreensão pela diferença, entre muitos aspetos destacados.
Na sua intervenção a Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes manifestou-se afortunada por ter tido oportunidade de presenciar e partilhar muitos dos momentos das “Tardes Digitais” e perceber os laços que se estreitavam entre todos os intervenientes e as possibilidades que esses mesmos laços estavam a potenciar e acrescentar a cada um em particular.
Classificou as Tardes Digitais como “momentos de partilha, de generosidade em que todos se entregavam de uma forma feliz. Todos fizeram a diferença na vida de alguém e todos foram facilitadores de aprendizagens”.
As “Tardes Digitais” como projeto que procura criar condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais, contribuindo para a inclusão digital e consequente inclusão social viu os seus objetivos alcançados e pela sua mais-valia continuará com mais edições.
As “Conversas na Casa” é uma iniciativa da Rede de Casas do Conhecimento que contou com a participação da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, da Casa do Conhecimento de Boticas, da Casa do Conhecimento de Montalegre e e da Casa do Conhecimento de Paredes de Coura.
TARDES DIGITAIS
“Tardes Digitais” é um projeto de inclusão na Sociedade da Informação cujo objetivo é promover condições de igualdade no acesso às tecnologias digitais, contribuindo para a inclusão digital e consequente inclusão social.
Desenvolvido pela Casa do Conhecimento de Vila Verde no contexto da Rede Social do Município, em parceria com a Escola Secundária de Vila Verde, abrange diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e a APPACDM de Vila Verde. Deste projeto são público-alvo a comunidade sénior e cidadãos com necessidades especiais, em que os alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Psicossocial e do Grupo de Voluntariado do Projeto Young VolunTeam da Escola Secundária de Vila Verde são os monitores das sessões, sob a orientação de alguns docentes.
Município de Vila Verde, 20.4.2021