Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela organiza Fase Interconcelhia do Cávado do Concurso Nacional de Leitura
Updated on 20/04/2021Realiza-se ao longo dos próximos dias 21 e 22 de abril a fase interconcelhia do Cávado da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Ao longo destes dias, 96 crianças e adolescentes dos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde prestarão provas escritas (dia 21) sobre os livros escolhidos para esta fase do CNL regional e os 20 vencedores, 5 por cada ciclo de ensino, demonstrarão os seus dotes de argumentação e leitura em voz alta nas provas de palco que decorrerão no dia 22; finalmente, os dois concorrentes por ciclo de ensino mais votados pelo júri serão os apurados para representar a região do Cávado na final nacional do CNL, que decorre em Oeiras, a 5 de junho.
Esta é uma verdadeira maratona de leitura para todos os alunos que gostam de ler e se envolvem no concurso: quando chegam à fase intermunicipal, as crianças e adolescentes já enfrentaram uma fase escolar e outra concelhia do concurso, cada uma mais complexa e difícil do que a anterior. São verdadeiros campeões da leitura os que, nos próximos dois dias, mostrarão em público o que pensaram e sentiram quando leram as obras que os membros da organização escolheram para este ano: “O rapaz da biclicleta azul”, de Álvaro Magalhães (1.º ciclo), “Orlando e o tambor mágico”, de Alexandra Lucas Coelho (2.º ciclo), “Momentos de aqui”, de Ondjaki e “Zahra”, a obra em que o jovem médico bracarense Tomás Sopas Bandeira chama a atenção para a tragédia vivida pelo povo Saharaui.
Tomás Sopas Bandeira é, aliás, um dos membros do júri convidado para avaliar as artes de leitura dos concorrentes, e a ele se juntaram Adelina Moura, colaboradora do Plano Nacional de Leitura para a área das tecnologias educativas e Maria João Sampaio, antiga diretora das Bibliotecas Municipais do Porto e uma das mais prestigiadas bibliotecárias portuguesas.
Devido à pandemia e às medidas de saúde pública em curso as provas decorrerão online, em vez de presencialmente, como era habitual antes de a Covid-19 ter vindo condicionar as nossas vidas. Assim, as provas públicas de palco, que decorrem no dia 22 a partir das 10h30, serão transmitidas via Facebook da Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela () e, simultaneamente, pelas páginas da mesma rede social das bibliotecas do Cávado.
Apesar de não ser possível reunir todas e todos os candidatos numa festa ao vivo, a festa da leitura será na mesma celebrada, este ano com o reforço da cooperação, partilha e solidariedade manifestada por todas e todos os professores bibliotecários, bibliotecários de leitura pública, coordenadores interconcelhios de bibliotecas escolares, alunos, pais e professores, que em conjunto superaram todas as dificuldades e chegarão ao dia 22 com o brilhozinho nos olhos que todas as crianças e adultos leitores trazem sempre consigo.
Município de Vila Verde, 20.4.2021