DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Município de Vila Verde assinala a efeméride com a iniciativa “Mulheres em Perspetiva e Perspetivas de Mulheres”
Updated on 08/03/2021Durante a manhã de hoje, dia 8 de março, o Município de Vila Verde comemorou o Dia Internacional da Mulher, com a iniciativa online “Mulheres em Perspetiva e Perspetivas de Mulheres”, promovida pela Casa do Conhecimento e pelo Serviço de Ação Social.
Com moderação de Júlia Fernandes, Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social a sessão decorreu numa agradável conversa com Margarida Mateus da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, Lia Mendes e Tatiana Mendes da União de Mulheres Alternativa e Resposta e Sandra Amaral da Organização Não Governamental de Solidariedade e Promoção.
A sessão contou com a participação da Rede Casas do Conhecimento, com as Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, Boticas, Montalegre e Paredes de Coura, do Diretor e docentes do Agrupamento de Escolas de Prado, da Diretora Pedagógica, docentes e alunas da Escola Profissional Amar Terra Verde, entre muitos outros participantes.
Dedicando umas palavras de apreço a este dia especial, Júlia Fernandes, realçou que “esta é também uma data de apologias de conquistas das políticas socais e políticas económicas, das mulheres ao longo dos anos e que se devem fazer notar. No entanto, apesar das inúmeras conquistas a realidade mostra-nos muitas desigualdades, que também devem ser notadas e combatidas. Serão nota disso os quatro projetos nacionais aqui a apresentar, alguns deles já desenvolvidos e ou em desenvolvimento em Vila Verde.”
Nas suas intervenções as oradoras foram unânimes em salientar a importância das conquistas das Mulheres ao longo dos tempos e o longo caminho que há a percorrer, pois “perceber o que caminhamos, onde estamos e para onde devemos caminhar” é fundamental para que a igualdade de género seja efetivamente alcançada. A apresentação dos projetos que desenvolvem foi reflexo de diferentes níveis de intervenção e ação, com destinatários distintos, podendo concluir-se que a reflexão é um poderoso instrumento na transformação da estrutura social estabelecida e na desconstrução de estereótipos definidos. Uma abordagem reflexiva a estas questões permite tornar reais e evidentes as assimetrias e, consequentemente, gerar novas formas de pensar, novas visões, uma nova cultura de valores assente nos princípios da igualdade.
Para que a reflexão prossiga ao longo de todos os dias do ano, eis algumas ideias fortes deixadas pelas oradoras:
“A necessidade das Mulheres continuarem a construir o futuro e a lutar por mudar mentalidades”
Margarida Mateus, APPDI
“Pensando na questão da violência sexual, dar visibilidade a esta violência oculta, dar-lhe forma e denunciá-la para se caminhar para uma sociedade mais igual.”
Lia Mendes, UMAR
“Promover Direitos Humanos, promover Igualdade de Género combatendo esta desigualdade histórica entre homens e mulheres, terá impacto positivo nas gerações futuras contribuindo para um mundo melhor, mais igual e mais justo”
Tatiana Mendes, UMAR
“ Apostar na prevenção, na identificação dos vários tipos de violência, desmistificar as várias formas de violência presentes na nossa sociedade para quebrar o ciclo da violência e evitar que as vítimas sejam consecutivamente vítimas.”
Sandra Amaral, SOPRO
Município de Vila Verde, 8.3.2021