Câmara Municipal apoia os jovens Vilaverdenses na frequência do ensino superior
Updated on 08/03/2021196 ALUNOS RECEBEM BOLSA DE ESTUDO
Município de Vila Verde aprovou, na reunião de câmara desta segunda-feira, a atribuição de 196 bolsas de estudo a alunos do ensino superior residentes no concelho de Vila Verde, entre 291 candidatos.
INVESTIMENTO GLOBAL DE CERCA DE 70 MIL EUROS
O investimento global em análise deverá cifrar-se em cerca de 70 mil euros, contemplando bolsas de estudo que medeiam entre um mínimo de 35€ e um máximo de 100€ mensais, em função dos escalões em que os candidatos se integram, de acordo com as declarações de rendimentos dos respetivos agregados familiares.
A proposta prevê que candidatos pertencentes ao corpo ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde recebam a bolsa máxima, prevendo-se ainda uma redução de 50% do valor a receber em situações de acumulação de subsídio ou bolsa atribuída por outra entidade.
Na base deste esforço do Município está o propósito de melhorar os níveis de formação e qualificação dos jovens, no pressuposto de que compete ao Município contribuir para o desenvolvimento do capital humano, social e económico do território concelhio.
Na perspetiva da Câmara Municipal de Vila Verde, a atribuição de bolsas de estudo reveste-se da maior importância para preparar os jovens para os cada vez mais exigentes desafios profissionais e dotar o concelho, a região e o país de quadros técnicos essenciais para cimentar o progresso e a coesão sociais, concedendo a todos as mesmas oportunidades no acesso à educação.
O facto desta atribuição de bolsas de estudo, além dos alunos que frequentam licenciatura ou mestrado, abranger ainda os discentes que frequentam os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTSP) é sintomático do objetivo de promover a qualificação de todos e de, assim, contribuir para o reforço da competitividade de um território que está a apostar na captação de novos investimentos empresariais que garantam maior produção de riqueza e o crescimento do emprego.
QUALIFICAÇÃO DOS VILAVERDENDES NAS PRIORIDADES DO MUNICÍPIO
A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, Drª. Júlia Fernandes, sublinha que “a qualificação dos Vilaverdendes encontra-se na primeira linha das prioridades do Município de Vila Verde, uma vez que o capital humano se revela determinante para o território concelhio acolher novos projetos empresariais que apostem na inovação como um dos principais fatores de diferenciação e de sucesso num mercado de crescente competitividade.”
A mesma Edil aduz que “o tecido empresarial concelhio está não só a crescer e a prosperar como exige cada vez mais mão-de-obra qualificada, técnicos especializados que acrescentem valor em matéria de inovação e de conhecimento, pelo que os jovens Vilaverdenses só têm a ganhar em apostarem num sólida formação de nível superior.”
Município de Vila Verde, 8.3.2021