Comemoração do 165º Aniversário da Fundação do Concelho – Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde
Updated on 24/10/2020Comemoração do 165º Aniversário da Fundação do Concelho
Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
Dia do Concelho – 24 de outubro de 2020
“Exº Senhor Presidente da Assembleia Municipal
Ex.ª Senhora Vereadora
Ex.ºs Senhores Vereadores
Ex-ºs Senhores Presidentes de Junta de Freguesia
Exºs Senhoras e Senhores Representantes das Bancadas
Ex.º Senhoras e Senhores Homenageados
Senhoras e Senhores Jornalistas
Minhas senhoras e meus senhores
Deixo aqui um cumprimento para que todos aqueles que nos seguem em suas casas através desta transmissão.
Um Bom dia para todos
O Concelho de Vila Verde está hoje de Parabéns,
Completa 165 anos após a sua fundação em 1855 em resultado de uma reforma administrativa que lhe conferiu a configuração atual.
É um concelho com uma história rica e cheia de sucessos, por isso, estão também de parabéns os Vilaverdenses que ao longo de várias gerações com a sua determinação, com seu trabalho, com seu saber e com a sua capacidade criativa transformaram o concelho de Vila Verde numa terra que a todos nos orgulha.
Sendo esta data muito especial para Vila Verde e para os Vilaverdenses, não podíamos, em circunstância alguma, mesmo na situação muito difícil de pandemia em que nos encontramos, deixar de a assinalar.
Esta transmissão em direto, para o exterior, neste dia particularmente relevante da nossa história, é inédita, mas representa também um desafio e uma oportunidade para sublinharmos a importância do aproveitamento das imensas potencialidades das tecnologias da informação e da comunicação.
Porque somos um povo com memória e nos orgulhamos da história do nosso concelho e do legado dos nossos antepassados, aqui estamos a recordar e a prestigiar todos os nossos concidadãos que durante um já relativamente longo percurso de 165 anos, tantas vezes, em momentos igualmente difíceis, deram o melhor de si pelo engrandecimento da nossa terra.
Fazemo-lo num contexto diferente, com o sentido de responsabilidade que a todos se exige para combater uma crise sanitária e económico-social avassaladora e sem precedentes na história mais recente.
Caras e caros Vilaverdenses,
Com disciplina, com espírito de sacrifício e com resiliência, todos juntos, vamos ser capazes de superar esta provação.
Neste dia de boa memória para Vila Verde, além de evocar todos quantos, no curso dos tempos, muito prestigiaram a nossa terra, é da maior justiça que aqueles que, ontem como hoje, com o seu talento, com a sua dedicação e com o seu esforço, dignificam este concelho, levam mais longe e elevam bem alto o seu nome, sejam homenageados.
No desporto, no associativismo, na educação, na cultura, na ciência, na economia, na sociedade em geral, o nosso concelho possui um capital humano inesgotável e um sem número de pessoas talentosas e que muito têm contribuído para que Vila Verde seja uma terra próspera e de oportunidade, com uma imagem positiva no exterior.
A projeção e o grande salto qualitativo que este concelho deu no passado e nos últimos anos, nunca teriam sido possíveis sem esta conjugação de esforços e de sinergias e é por isso que, neste dia, lhes prestamos tributo e o devido reconhecimento.
Os homenageados de hoje representam, pois, todos os Vilaverdenses, e são muitos, que, com o seu trabalho e com a sua dedicação, nas múltiplas áreas de atividade, todos os dias, acrescentam valor, deixam uma marca de grande qualidade e impulsionam o desenvolvimento do concelho.
Em boa verdade, o progresso de Vila Verde tem vindo a ser reforçado a partir da sua riqueza histórica, das suas potencialidades naturais, da sua cultura e do incomensurável valor das suas gentes.
O querer coletivo do povo Vilaverdense é o grande segredo dos avanços que este concelho alcançou, continua e continuará a alcançar.
A nossa gente, contribuindo com a sua ação, com o seu entusiasmo, imaginação, saber e capacidade, foi decisiva para a afirmação e para a colocação de Vila Verde numa posição charneira na região e no país.
Assim, é com toda a propriedade que se pode dizer que estes Vilaverdenses que hoje homenageamos representam muitos outros que, no seu quotidiano e nas mais diversas atividades e nas organizações e instituições onde exercem funções, se destacam pela excelência do trabalho que realizam e concorrem para que o concelho progrida e se afirme como um território diferenciador.
Diferenciador porque acredita nas suas pessoas;
Porque potencia as suas riquezas endógenas;
Porque aposta na preservação e na valorização das suas tradições;
Porque protege o ambiente e investe claramente no desenvolvimento sustentável;
Porque elege o bem-estar e a qualidade de vida dos seus habitantes como a primeira de todas as prioridades.
O que torna ainda Vila Verde diferente é esta simbiose entre as raízes histórico-culturais e o apelo de modernidade que está a elevar a atratividade e a competitividade concelhias.
Este trabalho vai continuar a ser feito com tenacidade, com realismo e com uma dose certa de ambição, alicerçado na realização de investimentos com um impacto muito positivo na vida de todos.
A proatividade no aproveitamento dos fundos comunitários continuará a ser a imagem de marca de um concelho totalmente empenhado em potenciar as oportunidades emergentes no sentido da dinamização da economia local e da criação de emprego.
Está em curso um amplo plano de investimentos direcionado para a criação e melhoria de infraestruturas básicas, de equipamentos públicos, de reabilitação urbana e de requalificação da rede viária municipal para melhorar a qualidade dos serviços e a mobilidade. Estes são contributos essenciais para revitalizar e expandir as atividades económicas, fixar os jovens nas suas freguesias de origem e para promover o desenvolvimento harmonioso do território.
O avanço de projetos de inegável valia no capítulo da mobilidade sustentável e do lazer, nomeadamente a construção de troços da ecovia Homem-Cávado e de ciclovias, tal como a criação e requalificação de trilhos que percorrem paisagens de montanha e zonas ribeirinhas de uma beleza deslumbrante, pontuam como um importante catalisador para o turismo e para a economia do concelho e da região.
O nosso futuro continua a passar por esta aposta nas mais-valias locais, por esta capacidade de resposta aos desafios e sobretudo pela audácia e pela astúcia que tivermos em agarrar as oportunidades que melhor sirvam os interesses da nossa terra e vão ao encontro dos legítimos anseios das nossas gentes:
No desenvolvimento económico e no crescimento do emprego;
Na regeneração do tecido urbano das freguesias;
Na melhoria das acessibilidades;
Na qualidade ambiental;
Na ação social, principalmente no apoio aos Vilaverdenses em situação de maior vulnerabilidade;
Nas infraestruturas e nos equipamentos e serviços públicos;
No turismo, na agricultura e nas florestas;
E em vertentes imateriais, como a educação e uma rica e multifacetada oferta cultural, reforçando os laços de pertença e dinamizando as atividades agro-pastoril e artesanal, que vão continuar a ser determinantes no nosso concelho.
As coesões territorial e social, que tanto almejamos e pelas quais todos lutamos, reclamam e exigem um esforço coletivo no sentido da realização de obras estruturantes, mas também a implementação de políticas verdadeiramente amigas das famílias, das empresas, das instituições e associações locais.
O alívio da carga fiscal e a aposta em incentivos ao investimento e ao empreendedorismo revelam-se fulcrais para potenciarmos o crescimento sustentado, para combatermos assimetrias e para que todos os Vilaverdenses tenham a mesmas oportunidades de trabalho e de construção de uma vida estável e próspera.
Caras e caros Vilaverdenses,
Hoje mais do que nunca, o futuro promete-nos desafios aliciantes, mas também complexos e exigentes, e convoca-nos, a todos, a sermos resilientes, tenazes e corresponsáveis na construção de um amanhã risonho para as novas gerações.
Aos leitos locais compete, independentemente da diversidade do pensamento, das sensibilidades e das opções ideológicas, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar a construir um concelho cada dia melhor. É isso que os Vilaverdenses esperam de nós.
É assim, da maior justiça que deixe aqui uma palavra de agradecimento e reconhecimento a todos os autarcas que exercem funções nas Freguesias, de um modo muito particular aos senhores Presidentes de Junta, que são grandes parceiros de desenvolvimento com uma dedicação extrema às pessoas, às suas terras e ao concelho. O meu muito obrigado por tudo que têm feito.
Acreditem que nos move uma vontade indómita de realizar ações e de concretizar obras estruturantes que representem fortes âncoras de desenvolvimento local, com base numa lógica estratégica que tem como fim último melhorar as condições de vida das famílias e contribuir para que o tecido empresarial se desenvolva e proporcione boas e frutíferas oportunidades de trabalho aos nossos jovens.
É também de justiça deixar aqui uma palavra de reconhecimento a todos aqueles que exercem com profissionalismo a sua atividade no município pelo excelente trabalho que realizam no dia a dia contribuindo com a seu empenho, com o seu saber, com a sua dedicação e com o seu profissionalismo para o bom nome e a dignificação da instituição Câmara Municipal de Vila Verde e do nosso concelho. Um obrigado o todos.
Neste dia dirijo-me particularmente, aos profissionais desta autarquia que nesta data são agraciados com a medalha em prata ou cobre pelos bons serviços prestados ao município de Vila Verde, e aproveito para lhes endereçar uma palavra de reconhecimento e os meus parabéns pelo trabalho realizado. Espero que esta homenagem seja um incentivo para que continuem a servir os Vilaverdenses e o concelho com o mesmo espírito com que o fizeram até agora. Parabéns e Obrigado
Tenha a firme convicção de que, com a vontade férrea e o empenho de todos, vamos continuar a alavancar Vila Verde para patamares elevados de progresso e de bem-estar
Temos pela frente o grande desafio de continuarmos a dar o nosso melhor para honrar o passado que hoje celebramos e sermos capazes de estar à altura dos grandes desígnios do projeto de edificação de um concelho moderno, próspero e acolhedor.
Concluo referindo, que a homenagem que aqui prestamos hoje através da atribuição de condecorações a pessoas, instituições e empresas e que serão entregues numa cerimónia a realizar posteriormente representa muito mais do que isso, representa um agradecimento de todos os Vilaverdenses e um muito obrigado de todos nós por tudo aquilo que cada um representa na construção da história de sucesso do nosso concelho.
Renovo os parabéns aos homenageados e deixo uma palavra de grande reconhecimento dirigida a todos os Vilaverdenses por tudo aquilo que cada um representa para nós.
Bem hajam
Muito Obrigado a Todos e votos de muita saúde.
Viva o concelho de Vila Verde!
Viva Portugal!”
Município de Vila Verde 24.10.2020