Centro Social do Vale do Homem inaugurou a Casa da Alegria um Lar e Centro de Dia para pessoas com a doença de Alzheimer
Updated on 21/09/2020“A Instituição tem crescido, aumentado a oferta e tem qualidade extraordinária”
O Centro Social do Vale do Homem inaugurou hoje, 21 de setembro, com pompa e circunstância a Casa da Alegria, numa cerimónia que foi presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Drª Ana Mendes Godinho.
O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, e a Vereadora da Ação Social, Drª Júlia Fernandes, também estiveram presentes na cerimónia de inauguração deste Lar e Centro de Dia para pessoas com a doença de Alzheimer, uma nova valência que terá capacidade para cerca de 50 utentes. A sessão contou também com a presença dos Presidentes de Câmaras de Amares e Terras de Bouro, Dr. Manuel Moreira e Dr. Manuel Tibo, respetivamente, do Presidente do CSVH, Arqº Jorge Pereira, e do Arcipreste de Vila Verde, Padre Carlos Lopes, entre outros convidados.
No sua intervenção o Presidente da Câmara Municipal de vila Verde referiu que “Este é um momento muito significativo para o Município de Vila Verde, para o Centro Social e para as pessoas, fundamentalmente, que é para quem se destina. Instituição tem crescido, aumentado a oferta e tem qualidade extraordinária. Grande desafio de levar para a frente esta grande nau no meio de alguma tormenta.”
Instituições de Vila Verde têm sido exemplares
O autarca disse “As Instituições de Vila Verde têm sido exemplares. Mais de 20 instituições que tratam de aspectos relacionados com a terceira idade. Ao longo deste período de tempo foram exemplares dando de si tudo aquilo que dispunham. Evitar que o vírus se propagasse, proteger os mais idosos. Enaltecer esta atitude profissional, este comportamento, que tem sido essencial.”
António Vilela acrescentou também que “Em Vila Verde a economia social é muito dinâmica. Este é um exemplo claro de dinamismo. Cerca de 20 instituições, mais de 500 utentes e mais de 500 colaboradores nestes instituições. Significa que não é só a resposta social, é também a economia a funcionar, muita empregabilidade, muita dinâmica em volta desta economia que faz falta aos municípios, sobretudo nos de baixa densidade.”
No concelho há investimentos de valor superior a 10 milhões para os próximos tempos
O edil falou também que “No concelho há investimentos, uns a serem executados e outros em preparação, de valor superior a 10 milhões para os próximos tempos. Muito significativo de capacidade empreendedora das pessoas em colaborar no território as respostas que são precisas para os territórios e para o país.”
O Presidente António Vilela reforçou ainda que “Falar das dificuldades das instituições é um problema recorrente. Efectivamente todas estão nos limites. É necessário ainda mais neste momento devido aos custos acrescidos devido à pandemia para que estas instituições possam ser ressarcidas e prestar serviço de qualidade. Com expectativa que este assunto seja pensado e possa ter uma resposta a curto prazo para que as instituições possam sobreviver e continuar a prestar todo este apoio.”
A finalizar o seu discurso O Presidente da Câmara disse “Dinâmica do território. Tenho informação que no programa mais coeso há uma dotação de volta de um milhão e 300 mil euros, candidaturas chegam a 18 milhões. Só uma pequena parte das candidaturas vão poder ser apoiadas. Expectativa que possa haver reforços nessa área para que este dinamismo possa ser acompanhado e esta dinâmica se reflita no território.”
Município de Vila Verde, 21.9.2020