CPCJ de Vila Verde lança Calendário dos Afetos para fortalecer os laços entre pais e filhos em tempos de pandemia
Updated on 31/03/2020ABRIL, MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA
Abril é o mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Um problema grave que une várias instituições na campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda são sujeitos.
A CPCJ de Vila Verde em parceria com o Município de Vila Verde e, com o intuito de proporcionar nesta quarentena situações que favoreçam a expressão dos afetos e sentimentos, entre as crianças e os adultos, e motivando ainda para o exercício de uma parentalidade positiva, assinala o mês internacional da prevenção dos maus tratos, com o lançamento de um Calendário dos Afetos. Trata-se de um calendário mensal, que prevê para cada dia uma sugestão de tarefa a ser realizada pelos pais com o(s) seu(s) filho(s).
Ficar em casa e em família, pode ter, afinal, algo positivo.
O confinamento que estamos a vivenciar, para tentar reduzir a propagação da Covid-19, tem alterado drasticamente as nossas rotinas. Mas, o ficar em casa e em família, pode ter, afinal, algo positivo.
Deste resguardo, exercício exigente para muitos, em que cerca de 2 milhões de crianças portuguesas ficam em casa, podemos tirar partido.
Inúmeros especialistas, da área infantojuvenil, relatam que laços fortes e duradouros são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos filhos. Crianças que têm vínculos fortes com os pais possuem maior capacidade de aprendizagem, relacionam-se melhor com os outros e têm maior probabilidade de aprender a regular as próprias emoções.
Há várias práticas favorecedoras de vinculação.
Desafie-se! Demonstre afetos.
Município de Vila Verde, 31.3.2020
CALENDÁRIO