REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO URBANO DA VILA DE PRADO PRETENDE ATRAIR MAIS PESSOAS E AUMENTAR ATIVIDADE ECONÓMICA E RESIDENCIAL
Updated on 19/02/2020Decorreu, esta tarde, na Vila de Prado, a cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra da Requalificação e Modernização da Praça Comendador Sousa Lima e áreas envolventes, uma obra que está inserida no plano de requalificação do Centro Urbano da Vila de Prado.
O evento, que foi presidido pelo Ex.mo Senhor Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Norte 2020 – CCDR-N, Engº Jorge Nunes, na presença do Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela e respetiva vereação e executivo municipal, do Presidente da Junta da Vila de Prado, Dr. Albano Bastos, entre outras entidades, numa cerimónia que foi abençoada pelo Pároco da Vila de Prado, Padre Dr. João Correia e animada pelo Rancho Folclórico da Vila de Prado.
Empreitada co-financiada pelo FEDER
A empreitada co-financiada pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento regional) dos dois largos, Largo Antunes Lima e Praça Comendador Sousa Lima, foi adjudicada por um valor superior a 1 milhão e 100 mil euros. Esta requalificação pretende, assim, revitalizar o Centro Urbano de Prado, atraindo mais pessoas para aquela zona da vila. O espaço foi redesenhado de forma a estabelecer uma nova ordem de trânsito, aumentando os espaços verdes e pedonais, afastando os automóveis de locais com crianças, como a Casa do Povo.
Despertar o interesse do setor privado para o Centro Urbano de Prado
António Vilela- «É expectável um grande crescimento ao nível residencial e comercial nesta zona»
Para o Presidente da Câmara de Vila Verde, «hoje, vira-se mais uma página na história de Vila de Prado e de Vila Verde. Como referiu o Engº Jorge Nunes, esta é uma das portas de entrada do concelho e, certamente, depois desta requalificação, deixará uma ótima impressão a quem nos visitar»
Na perspetiva do autarca «é preciso aproximar a vila à Praia Fluvial do Faial e fazer dela uma âncora de desenvolvimento e atratividade. Por esse motivo é importante valorizar as margens do rio, aproximando-o da comunidade pradense».
O mesmo edil afirma que «estas obras vão, com com certeza, despertar o interesse do setor privado para o Centro Urbano de Prado. É expectável um grande crescimento ao nível residencial e comercial nesta zona que será dotada de uma enorme qualidade urbanística, acessibilidade e mobilidade sustentável».
Esta requalificação vai resultar numa melhoria da atividade económica e residencial
Engº Jorge Nunes- «Ter um espaço atrativo, como este, na entrada da vila e do concelho, é uma ótima política do Município» Segundo o Engº Jorge Nunes «O Município de Vila Verde tem adotado uma gestão inteligente, ao definir quais as prioridades dos seus investimentos e ao continuar a dignificar o poder local».
«Ter um espaço atrativo, como este, na entrada da vila e do concelho, é uma ótima política do Município. Esta requalificação vai resultar numa melhoria do espaço público e, consequentemente, ajudar na atividade económica e residencial» afirma o Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Norte 2020.
Para o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos «este dia ficará, com certeza, na memória da gente boa de Prado. Devemos entender estas obras como uma injeção de revitalização e potência para esta porta de entrada da vila. Esta requalificação é fruto de muito trabalho do Município de Vila Verde e de outras entidades, em diálogo com esta autarquia»
Município de Vila Verde, 19.2.2020