ROTA DAS COLHEITAS 2019 – Oriz S. Miguel prepara-se para desfolhar, malhar o milho e cozer broa como manda a tradição minhota!
Updated on 15/10/2019A programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, continua a percorrer o concelho a ‘todo o gás’. Desta vez, a paragem é em Oriz S. Miguel, onde poderá assistir e até participar na recriação fiel da Desfolhada e Malhada de Milho e no Festival da Broa de Milho Caseira. Não faltará também a animação da música popular e uma vasta merenda no final. Tudo à moda antiga, como manda a boa tradição minhota. A iniciativa decorre a 19 de outubro, na Escola Primária, organizada pela Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel.
Trata-se de um evento recheado de animação, alegria e convívio, de participação gratuita e aberta a toda a população. As pessoas “deslocam-se à nossa terra em busca da ruralidade, do regresso a outros tempos e das tradições da região”, explica o presidente da ACRD de Oriz S. Miguel, Mário Fernandes.
Logo ao início da tarde, a população começa a dirigir-se para o campo. Chegando ao destino, é preciso meter mãos à obra. É hora de pegar nas foices, cortar as canas de milho e carregá-las para o carro de bois que as conduzirá até ao recinto. O trabalho árduo não abranda, porque depois (a partir das 15h) ainda é preciso desfolhar e malhar as espigas.
No entanto, se há terra onde este esforço é mais prazeroso que doloroso, é em Oriz S. Miguel. Todos os anos a população aguarda ansiosamente por esta festa, refere Mário Fernandes, acrescentando que o cultivo do milho ainda é uma prática habitual na freguesia.
As recriações vão decorrer ao som de concertinas que irão manter a animação no recinto pela tarde fora. Tudo isto com um encantador cheiro a broa caseira no ar, cozida em forno de lenha e preparada pelas mãos de quem sabe de cor esta ‘arte’ tradicional. No final, tempo para saborear uma vasta merenda com broa, vinho, febras, pataniscas e sardinhas.
Este hino ao milho atrai “muitos visitantes” a Oriz S. Miguel. No ano passado, a festa orizense contou com vários grupos vindos também de concelhos vizinhos, o que para o presidente da ACDR mostra todo o reconhecimento positivo que a iniciativa tem alcançado. Mário Fernandes concluiu com um convite. “Venham a Oriz S. Miguel, não se vão arrepender. Não falta divertimento e têm a oportunidade de experimentar o verdadeiro e genuíno sabor da broa de milho!”, rematou.
Município de Vila Verde, 15.10.2019