7ª BIENAL NA ESCOLA – Artistas Luís Coquenão e Rafael Ibarra promovem a criatividade dos alunos vilaverdenses
Updated on 28/03/2019Os workshops da 7ª edição da Bienal na Escola continuaram, ao longo do dia de ontem (28 de março), na Escola Monsenhor Elísio Araújo e na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
Durante a manhã, o Pintor e Coordenador Artístico da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde Luís Coquenão e o Artista Plástico, Rafael Ibarra puseram, literalmente, mãos à obra, ajudando os entusiasmados alunos na elaboração das suas obras de arte.
A Vereadora da Cultura, Drª Júlia Fernandes, agradeceu à Escola Monsenhor Elísio Araújo por «mais uma vez nos abrir as portas» e deixou um mensagem de motivação aos pequenos artistas «aquilo que vi hoje é um excelente indicador do que por aí vem. Adorei as técnicas que vocês nos apresentaram. Parabéns a todos e aproveitem os conselhos destes dois grandes artistas.»
Luís Coquenão fez questão de referir que «não nos vamos sobrepor ao que os vossos professores vos têm ensinado. Estamos aqui para acrescentar qualquer coisa, conversar convosco e ser-vos úteis na conceção dos vossos trabalhos para a Bienal.»
Alexandra Lago «Muito do material que aqui temos foi comprado com os prémios da Bienal na Escola»
A Professora de Arte da Escola Monsenhor Elísio Araújo sublinhou «eu estimulo os meus alunos a fazerem arte e a darem mais importância à participação na Bienal do que propriamente ao prémio. Se depois tiverem trabalhos selecionados… melhor.»
«Considero este projeto uma mais valia para os nossos alunos e para as nossas escolas. Quase todo o material, como máquina fotográfica, tablet… foi comprado com os prémios da Bienal na Escola”, referiu a docente
Alunos da EPATV selecionaram tema “Cyberbullying”
A parte da tarde foi dedicada aos alunos do 1º ano de Design Gráfico da Escola Profissional Amar Terra Verde, que mostraram ter o caminho bem definido em relação ao trabalhos com que vão concorrer à Bienal na Escola deste ano. Os talentosos jovens decidiram enveredar pelo tema “cyberbullying” para a conceção dos trabalhos da Bienal na Escola deste ano.
Não obstante, os artistas Luís Coquenão e Rafael Ibarra proporcionaram algumas “ferramentas” necessárias à elaboração das obras de arte, dando precisosas dicas que os alunos aproveitaram e agradeceram.
A Diretora Pedagógica da EPATV, Sandra Monteiro, agradeceu ao Município de Vila Verde por esta iniciativa, referindo que «para a escola é uma mais valia ter dois conceituados artistas a trabalhar tão diretamente com os nossos alunos. Espero que lhes seja proveitoso, até para os projetos de vida que possam ter nesta área.»
Relembramos que a exposição dos trabalhos a concurso vai decorrer na Biblioteca Professor Machado Vilela de 16 a 31 de maio. A 7.ª edição de A Bienal na Escola é uma iniciativa promovida pelo Município de Vila Verde em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, da Escola Secundária de Vila Verde e da Escola Profissional Amar Terra Verde!
O próximo e último workshop será no dia 3 de abril, às 14H30, na EB 2 e 3 de Prado.
Município de Vila Verde, 28.3.2019
GALERIAS FOTOGRÁFICAS
WORKSHOP ESCOLA MONSNHOR ELÍSIO ARAÚJO
WORKSHOP ESCOLA PROFISSIOMAL AMAR TERRA VERDE