“Vamos salvar os oceanos” e “A distância” foram as curtas metragens premiada na 7ª edição do Mobicurtas da Casa do Conhecimento
Updated on 14/03/2019Decorreu, ontem (13 de março), a 7ª edição do projeto Mobicurtas, na Casa do Conhecimento de Vila Verde.
O auditório encheu-se de alunos e professores dos diferentes agrupamentos de escolas e escolas do concelho para assistir à exibição de 30 minutos dos 27 conteúdos multimédia produzidos pelos 60 alunos que participaram na iniciativa.
Através da participação em workshops de “Movimento Estático”, os alunos aprenderam as técnicas necessárias para a produção das mobicurtas.
Assim, perceberam que, “movimento estático”, tem implícita na sua designação o “movimento” característico de um filme e o “estático”, característico da fixação da imagem pela fotografia.
Nesta edição foram premiadas seis curtas em dois escalões distintos: um para os alunos do 3º ciclo e cursos de formação T2 e T3 e outro para os alunos do ensino secundário e profissional.
A seleção das três melhores curtas-metragens de cada escalão coube ao júri constituído por Adelino Silva, Luís Martins e Pedro Alves, entusiastas de pequenas narrativas e amantes de fotografia.
Os prémios atribuídos ao escalão do 3º ciclo foram os seguintes:
1º lugar: “Vamos salvar os oceanos” Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva (EB 2 e 3 Ribeira do Neiva)
2º lugar: “A vida em movimento” Agrupamento de escolas de Prado
3º lugar: “Bullying na adolescência” Agrupamento de escolas de Prado
Prémios escalão Ensino Secundário e Profissional:
1ºlugar: “A distância” EPATV
2º lugar: “O pedido” EPATV
3º lugar: ” “The Light in the Darkness“ Escola Secundária de Vila Verde
Caberá, ainda, ao júri a seleção de um conjunto de fotografias extraídas das próprias curtas-metragens, para posterior exposição a decorrer em Braga, na Videoteca do Parque da Ponte, muito em breve.
A sessão de encerramento ficou a cargo da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Drª Júlia Fernandes que começou por agradecer a presença de todos, felicitando os «jovens produtores» e seus professores pela participação e empenho, assim como pela «qualidade e pertinência das temáticas abordadas».
A autarca afirmou, ainda, «é com muito interesse que ao longo de vários anos acompanho o MobiCurtas, que já vai na sua 7ª edição, fruto do empenho da Casa do Conhecimento e da Rede de Clubes Casa do Conhecimento.»
Município de Vila Verde, 14.03.2019