VILAVERDENSE NÉ OLIVEIRA LANÇA LIVRO COM AS “SUAS DEFINIÇÕES”!
Updated on 17/02/2019“Definições- Encontro com o Destino” foi o nome que Né Oliveira, diagnosticado há alguns anos com a doença de parkinson, escolheu para a sua obra.
«Uma história de superação», de «nunca desistir», «um sonho há muito desejado»: foi assim que a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, se referiu ao livro e ao autor, bem conhecido pelos vilaverdenses.
Para a autarca «Né Oliveira é uma voz ativa para todos aqueles que sofrem desta doença. Era bom que todos conseguissem responder da forma que ele responde. Era bem mais fácil deitar a toalha ao chão, mas ele não o fez.»
«Obrigada, Né, por teres a coragem de escrever este livro e obrigada por continuares a lutar pelos teus sonhos.», referiu a vereadora
A apresentação da obra ficou a cargo de Álvaro Santos que, em poucas palavras, resumiu de forma certeira, o sentido e o significado de todos os poemas escritos por Né. «Cada um destes poemas está ligado à história dele. Definições é, de facto, um título revelador do conteúdo do livro. Podemos encontrar em cada um deles tudo aquilo que define o autor», sublinhou Álvaro
«Este livro retrata as adversidades tal como ele as vê e como as encara. É uma mensagem de alento e coragem», afirmou
O secretário da junta de Vila Verde e Barbudo, Pedro Cerqueira, vincou que «o sonho que realizaste é um exemplo para todos nós».
As últimas palavras foram, naturalmente, do autor. Emocionado, o barbudense, referiu que «o livro representa um pouco de todos vós. Obrigado por me terem dado força quando precisei!.»
A cerimónia decorreu na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, que se encheu de amigos e familiares para, de alguma forma, homenagear o autor. Além da Vereadora da Cultura, a sessão contou, também, com a presença do Vice-Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. Manuel Lopes.
A apresentação foi animada pelas declamações de poemas de Leonardo Silva, com todo o talento a que já nos habituou, acompanhado pela viola do escuteiro Francisco Sousa.
Município de Vila Verde, 17.2.2019