PERSONALIDADE DO ANO – Município de Vila Verde homenageado na 23.ª Gala do Desporto
Updated on 31/01/2019O Município de Vila Verde foi homenageado na 23.ª Gala do Desporto, Organizada pela Confederação do Desporto de Portugal, que decorreu no Casino Estoril, no seguimento da sua indicação, pela Federação Portuguesa de Canoagem, para Personalidade do Ano.
Na Gala do Desporto, que é a grande festa anual do Desporto Português, também conhecida como a cerimónia dos “Óscares do Desporto Português”, e que se realizou no dia 30 de janeiro de 2019, o Município de Vila Verde esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
Nesta cerimónia foram entregues os Prémios de Mérito Desportivo, atribuídos às Personalidades do Ano indicadas pelas Federações e homenageados os Campeões do Mundo e da Europa da época finda. Foi ainda atribuído o prémio “Desportistas do Ano” nas categorias de Atleta Feminino, Atleta Masculino, Jovem Promessa, Equipa e Treinador.
O Município de Vila Verde e o Clube Náutico de Prado haviam já sido distinguidos, no pretérito sábado, dia 26 de janeiro de 2019, na Gala dos Campeões que premiou todos os feitos da canoagem alcançados no ano de 2018, reconhecendo os desempenhos e os contributos desportivos de atletas, treinadores, clubes e autarquias.
Neste evento, que decorreu no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, o Município de Vila Verde e o Clube Náutico de Prado viram reconhecido o meritório trabalho que desenvolveram, em parceira com a Federação Portuguesa de Canoagem, no âmbito da organização do Campeonato do Mundo de Maratona que se realizou na Vila de Prado.
A realização do Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem, no Faial, na Vila de Prado, em de setembro de 2018, projetou o concelho de Vila Verde no País e no Mundo.
Reconhecimento pelas entidades nacionais e internacionais
O reconhecimento, pelas competentes entidades nacionais e internacionais, de que esta foi a mais mediática e uma das melhores edições de sempre desta importante competição desportiva foi a inequívoca demonstração de que a organização conjunta entre o Clube Náutico de Prado, o Município de Vila Verde, a Federação Portuguesa de Canoagem e a Junta de Freguesia da Vila de Prado deu excelentes frutos e concorreu sobremaneira para a afirmação da canoagem como uma modalidade de reconhecido prestígio e crescentemente acarinhada e aplaudida pela população que acorreu em grande número às diversas provas.
Os responsáveis da Federação Internacional de Canoagem e os representantes das comitivas que participaram neste Campeonato do Mundo foram ainda unânimes em considerar que a praia fluvial do Faial, toda aquela idílica zona ribeirinha e o rio Cávado oferecem condições ímpares para a prática da canoagem e para a realização de grandes competições nacionais e internacionais desta modalidade.
A organização deste evento foi o corolário lógico do trabalho de parceria
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que «o reconhecimento, nestas cerimónias que homenageiam grandes feitos desportivos, da excelência do trabalho levado a bom porto no âmbito da organização do Campeonato do Mundo de Maratona é motivo de grande orgulho para todos os Vilaverdenses e uma clara demonstração de que, quando várias entidades agregam vontades e unem esforços em torno de um ambicioso projeto coletivo, tudo se torna mais fácil, os obstáculos são suplantados e o sucesso acaba por ser alcançado.»
Na perspetiva do mesmo Edil «a organização deste grande evento desportivo foi o corolário lógico do trabalho de parceria desenvolvido aquando da realização do Campeonato da Europa e da Taça do Mundo de Maratona, grandes competições internacionais das quais a praia fluvial do Faial já havia também sido palco, igualmente com assinalável e amplamente reconhecido êxito organizativo.»
O Dr. António Vilela agradece e revela a sua satisfação pelo reconhecimento que a Federação Portuguesa de Canoagem faz do trabalho realizado pelo Clube Náutico de Prado e pelo Município de Vila Verde para dignificar o Campeonato do Mundo de Maratona e para prestigiar a canoagem.
O Presidente da Edilidade Vilaverdenses sublinha ainda que «o desporto encerra uma importante forma de promover o concelho de Vila Verde, de divulgar as suas potencialidades turísticas e de dinamizar a economia local.»
Município de Vila Verde, 31.1.2019