41 grupos irão participar no Encontro de Reis de Vila Verde, 06 e 13 de janeiro de 2019
Updated on 03/01/2019São quarenta e um (41) os grupos de cantares de reis que vão marcar presença no 13º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, através da Loja Interativa de Turismo.
Mais uma vez, face ao elevado número de participantes, a organização definiu dois dias para a atuação dos grupos inscritos, a 06 e 13 de janeiro, na Praça de Santo António.
Os grupos representantes de várias freguesias vão exibir o melhor do canto e dos sons populares de cantares de Reis. Esta ação permite manter viva uma tradição profundamente enraizada na população vilaverdense.
A tradição
As mulheres e homens do povo reúnem-se e juntam as suas vozes aos sons dos tambores, das violas, dos cavaquinhos, dos rec-rec`s, dos ferrinhos e da concertina. Em grupo, sincronizadamente e vestidos com as ‘samarras’, ‘sobretudos’, ‘meias e camisolas de lã’, partem pela freguesia. Dão vivas ao novo ano, ao nascimento do Menino Jesus, aos bons proveitos agrícolas e aos ‘amigos’ habitantes da freguesia.
São sempre ou quase sempre, recebidos com ‘mesa farta’, onde não faltam os doces típicos das festividades do Natal e Passagem de Ano, assim como o vinho verde.
É um momento que traduz o melhor do nosso povo, unido, alegre, feliz e pronto a partilhar o seu saber e os seus sabores com os concidadãos.
A força das raízes
«Quando resolvemos lançar esta iniciativa, tivemos como grande objetivo dar um novo impulso a uma das tradições mais peculiares e bonitas do nosso Povo», realça o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. O autarca destaca que «todos estavam longe de pensar que esta tradição estava de tal forma enraizada, ao ponto dos grupos se terem constituído de forma espontânea. Mais importante é o facto de terem crescido e de se terem multiplicado por todas as zonas do Concelho».
Objetivos
«O Encontro de Grupos de Reis de Vila Verde tem por finalidade a defesa das tradições culturais concelhias, no caso específico, na proteção da música tradicional de cariz popular e nas demais componentes etnográfica que a enquadra», vinca o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
Em simultâneo, acrescenta que aquele encontro «visa preservar a tradição dos “Cantares de Reis”, estimulando a defesa deste importante património imaterial do concelho de Vila Verde, na sua forma mais autêntica e genuína – letras, música, trajar e outros adornos; e, reforçar a dinamização e participação do tecido associativo concelhio neste tipo de eventos».
O Encontro de Reis de Vila Verde começa a ganhar uma dimensão largamente acima das expetativas geradas inicialmente. A adesão tem vindo a superar todas as projeções. Em 2018 concentra quarenta e um grupos, divididos em dois dias.
Mais uma vez, a Praça de Santo António, no Centro de Vila Verde, vai acolher uma das manifestações populares de maior tradição no Concelho, num misto de profano e religioso.
Organização
A Organização do Encontro é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Verde, coordenada pela Vereadora do Pelouro da Educação, Cultural e Ação Social e executada pela Loja Interativa de Turismo.
PROGRAMA
Dias 06 e 13 de janeiro
13h45 – Concentração dos Grupos Participantes junto à Casa do Conhecimento
Local: Junto à Casa do Conhecimento
14h00 – Desfile até à Praça de Stº António
14h30 – Início do 13º Encontro de Reis de Vila Verde
Local: Praça de Stº António
19h00 – Entrega de Lembranças
06 de janeiro
Grupos Participantes
Rancho Folclórico Marrancos
Associação Juv., Desp., Rec. e Cult. De Atiães
Fábrica da Igreja de Prado S. Miguel
Grupo Coral de São Tiago de Atiães
Grupo Coral de Sande
Grupo Coral de Coucieiro
União de Freguesias do Vade – Os Amigos da Borga
Grupo Folclórico de Vila Verde
Grupo Folclórico União de Tradição
Grupo Desp. e Rec. de Marrancos
Rancho Infantil de Pico de Regalados
Agrupamento Escuteiros 617 – Coucieiro
Rusgas de Arcozelo
Grupo Coral do Vale do Homem
Grupo Folclórico do Vale do Homem
Grupo Coral da Igreja Pico S. Cristóvão
Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega
Agrupamento Escuteiros 865 – Moure
Associação de Pais e Enc. de Edu. Ribeira do Neiva
Município de Vila Verde, 3.1.2019