Câmara requalifica a rede pedonal na ligação de Vila Verde à Loureira
Updated on 26/10/2018No âmbito de um processo de melhoria e requalificação da mobilidade urbana, a Câmara Municipal de Vila Verde já arrancou com a obra de reconfiguração e expansão do traçado da rede pedonal na entrada sul da sede concelhia. A intervenção em curso vai permitir o correto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento e passeios, garantindo uma mais fácil, cómoda e segura circulação de peões e automóveis. Representando um investimento próximo dos 190 mil euros, as obras, que têm como principal objetivo a expansão da rede pedonal, assegurando a correta integração da ampliação, articulando-a com a rede pré-existente, vão incidir sobre a entrada sul do centro urbano de Vila Verde, na sua ligação à freguesia da Loureira.
Em termos técnicos, a empreitada vai dotar os arruamentos com os requisitos funcionais, proceder à segregação das tipologias de tráfego (viaturas, peões…), salvaguardar e reforçar as condições de segurança, assegurar a coerência geométrica no desenho urbano e melhorar significativamente as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.
Terá ainda lugar a substituição das luminárias na rede de iluminação pública por tecnologia LED, de potência adequada, procurando, assim, reforçar a segurança e a melhoria das condições de visibilidade noturna.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Verde e Barbudo, José Faria, e o Presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, realizaram uma visita de acompanhamento das obras e consideraram que as mesmas representam mais um impulso significativo no sentido da efetiva melhoria da mobilidade e das acessibilidades, concorrendo para que peões e automobilistas circulem com superiores condições de segurança nesta zona de ligação da sede do concelho à Loureira em que a EN 101 é percorrida por um tráfego intensíssimo, especialmente nas horas de ponta.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “depois da recente intervenção na zona norte da sede concelhia, impunha-se agora realizar este relevante investimento na parte sul. Com estas requalificações pretendemos conferir a uma via com um tráfego muito acima do normal as necessárias condições de circulação em segurança e com elevados níveis de funcionalidade, indo assim também ao encontro dos legítimos anseios de peões e automobilistas.”
O Dr. António Vilela enfatiza que “a mobilidade e as acessibilidades têm um inegável interesse estratégico para a modernização do território concelhio e para alavancar a atratividade e a competitividade do mesmo, razão pela qual vai prosseguir a realização de investimentos em vias estruturantes, processo que se vai intensificar depois de concluída a fase em curso de construção de infraestruturas tendentes ao assinalável alargamento da rede de saneamento básico em várias zonas do concelho.”
Município de Vila Verde, 26.10.2018