Vila Verde recebe amanhã as jornadas sobre a vida heroica de Gualdim Pais, figura importante na fundação de Portugal
Updated on 19/10/2018COMEMORAÇÕES DO 9º CENTENÁRIO DO NASCIMENTO GUALDIM PAIS
Figuras ilustres de Vila Verde que tiveram ação preponderante nos processos da fundação da nacionalidade portuguesa e da Reconquista cristã na Península Ibérica vão ser passadas em revista no próximo sábado, 20 de outubro, na Torre de Gomariz, em Cervães. O município vilaverdense, a quem se deve a organização desta iniciativa, convidou o historiador Aurélio de Oliveira para falar sobre a mais que certa presença dos templários na localidade que serve de palco à realização das conferências, num período em que o mestrado estava confiado ao grande cavaleiro medieval Gualdim Pais, de quem decorrem comemorações do seu 9º centenário do nascimento. A dra. Maria Adelina Vieira aceitou abordar a vida e obra de D. Godinho Soares, um arcebispo de Braga natural de Vila Verde, que teve um papel determinante no reconhecimento da independência de Portugal por parte de Roma. A sessão contará ainda com a apresentação da biografia romanceada de D. Gualdim Pais, justamente intitulada Gualdim Pais – o Fronteiro de Deus, da autoria de Fernando Pinheiro, da qual se encarregará o também escritor João Lobo.
Os trabalhos iniciam-se junto à Igreja Paroquial de Cervães, às 15h e as comunicações ocorrerão na Torre de Gomariz, pelas 16h.
PEÇA DE TEATRO SOBRE SOBRE A VIDA E OBRA DE GUALDIM PAIS NO CENTRO DE ARTES E CULTURA, amanhã, às 21.30 horas
Finalmente, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde, a partir das 21.30 horas, sobe ao palco o drama histórico sobre a vida e obra de Gualdim Pais, segundo uma interpretação da Nova Comédia Bracarense, que já apresentou o espetáculo em cidades como Barcelos e Braga.
Tanto o romance como o drama histórico pretendem contribuir para a definição da verdadeira identidade do célebre Mestre da Ordem do Templo, nascido há 900 anos na região de Braga, e que a história e a lenda veem consagrando como o maior monge-guerreiro de Portugal. Protegido, desde muito cedo, por D. Afonso Henriques, o jovem Gualdim foi educado no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e armado cavaleiro na batalha de Ourique. Posteriormente, o rei confiou-lhe missões de estado na Terra Santa e nomeou-o Procurador dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão. Tirando partido da sua enorme experiência militar, dotou o reino de um sistema defensivo constituído por dezenas de castelos, segundo uma estratégia que se mostrou crucial para a sobrevivência de um país que lutava contra a hegemonia leonesa-castelhana e contra os impérios das várias dinastias árabes que se foram substituindo na Península Ibérica, com particular incidência a partir do séc. X.
Município de Vila Verde, 19.10.2018