Parada de Gatim entra na Rota das Colheitas com uma desfolhada à boa moda do Minho
Updated on 10/10/2018A freguesia de Parada de Gatim estreia-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, com uma das mais frequentes e alegres recriações agrícolas ancestrais: a desfolhada. À boa moda do Minho, a atividade acontecerá no próximo dia 13 de outubro, sábado, às 19h, no lugar na Igreja de Parada de Gatim. A organização fica a cargo da Junta de Freguesia, que convida toda a população a passar um fim de tarde diferente e cheio de boa disposição com as memórias e costumes do passado.
Antes de começar a desfolhada tradicional, a estreia da iniciativa faz-se com a atuação dos ‘Os Amigos da Paródia’, um grupo cultural que traz na bagagem vários temas de música popular portuguesa com sons inconfundíveis das concertinas, violas, cavaquinhos e dos cantares típicos da região. Com as vestimentas de outrora, entram em cena homens e mulheres para demonstrar a vivacidade da tradição e retirar as espigas de milho das canas.
Por essa altura, chega o Rancho Folclórico Lavradeiras de Parada de Gatim com uma atuação animada, onde as danças e as cantigas tradicionais não faltam. Mais para o final da iniciativa, a animação musical continua com os acordes das concertinas, acompanhados pelos cantares ao desafio tão populares da região minhota. Sempre presente nas festas vilaverdenses, há ‘comes e bebes’ com o porco no espeto e o vinho regional.
Para o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Rodrigues, o programa cultural pretende levar a cabo dois objetivos. “Queremos, acima de tudo, relembrar as nossas culturas do passado e promover e dinamizar uma festa de convívio anual”, frisa o autarca. A Desfolhada Tradicional de Parada de Gatim estreia-se Na Rota das Colheitas com a missão de promover e difundir a cultura do mundo rural, no próximo dia 10 de outubro, pelas 19h00.
Município de Vila Verde, 10.10.2018