FESTA DAS COLHEITAS 2018 – De 3 a 7 de outubro Vila Verde prepara “um hino ao mundo rural”
Updated on 19/09/2018
Vila Verde está a um passo de receber um dos maiores certames tradicionais da região do Minho.
A edição de 2018 da conceituada Festa das Colheitas arranca no dia 3 de outubro e estende-se até o dia 7 do mesmo mês. Um programa amplo e diversificado, preenchido por dezenas de iniciativas que se traduzem num verdadeiro “hino ao mundo rural”. Inserida a meio da programação turística-cultural da Rota das Colheitas, a XXVII Feira Mostra de Produtos Regionais apresenta-se com cinco dias de promoção e divulgação da genuína cultura popular do Minho, com destaque a tradição agrícola, a música popular, a gastronomia regional e o artesanato local, entre outras.
Este ano, há três novidades no cartaz com as esculturas em madeira (de 5 a 7 de outubro), a recuperação do concurso – desportos em madeira ‘Timbersports’ (6 e 7 de outubro) e o trail do Vale do Homem (7 de outubro). Os destaques da iniciativa rainha da Rota das Colheitas são as recriações de práticas agrícolas ancestrais, a 13ª edição do Festival Gastronómico, 4ª Festa do Cogumelo, o Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinhos, a XVII Festa do ‘Caurdo’ e o XXII Encontro de Tocadores de Concertinas. O espetáculo de Carlos Ribeiro com Banda e convidado especial, José Figueiras, o espetáculo dos ‘4Mens’ e as desgarradas são algumas das atrações no que toca à animação musical. A apresentação oficial da Festa das Colheitas aconteceu hoje, dia 19 de setembro, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da Câmara Municipal de Vila Verde. Além dos jornalistas, a sala estava composta pelo Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, e os vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo.
António Vilela: “Um desafio à criatividade e à inovação”
Por volta das 11h, iniciou-se o evento protocolar. A abertura da sessão ficou a cargo do presidente do Município: “Estamos perante uma iniciativa de importância maior, que não precisa de muitas apresentações”. Na perspetiva de António Vilela, a iniciativa rainha da Rota das Colheitas envolve uma série de potencialidades da terra. “Vamos ter de tudo, desde do artesanato à música popular. Podemos dizer que funciona como uma feira de empreendedorismo, onde já vários projetos surgiram associados ao mundo rural”, diz o autarca. Ao longo da intervenção, frisa também que se espera uma forte adesão, como já tem sucedido em anos anteriores: “Estamos na expectativa que vamos receber muitos milhares de pessoas, vindas de várias partes do país!”. Com perto de duzentas entidades participantes e com dezenas de parceiros, a Festa das Colheitas é “um desafio à criatividade e à inovação e que tem na sua génese criar dinâmicas essenciais para a promoção e valorização do território”. Já na parte final do discurso, o autarca volta a destacar a relevância do certame deixando claro que “o investimento tem retorno, quer neste evento quer em todas as iniciativas da Rota das Colheitas. Os nossos produtores fazem muito comércio nesta altura”. “Portanto, temos aqui um programa deveras atrativo, o que levará a que esta edição seja um grande sucesso”, conclui.
Júlia Fernandes: “Ir ao encontro de todos os gostos”
O segundo momento foi protagonizado pela vereadora da Cultura. Júlia Fernandes começa por dizer que é uma programação “muito diversificada” e que pretende agradar a todos os públicos: “É um trabalho pensado para ir ao encontro de todos os gostos e todas as gerações”. Segundo Júlia Fernandes, na altura de programar a Festa das Colheitas uma das preocupações é a inclusão de toda a população, “queremos abranger toda a população, desde as crianças até aos adultos”. Após uma leitura detalhada da programação diária do evento, a autarca sublinha que a Festa das Colheitas espelha “o valor da tradição e a riqueza cultural, o que certamente deixa os vilaverdenses muito orgulhosos”. Nota de destaque também para a renovação da parceria com a gigante nacional Delta-Cafés, que terá pacotes de açúcar personalizados com os motivos da Festa das Colheitas nos espaços aderentes.
Por esta altura, não faltam motivos para visitar e ficar por Vila Verde, já que ao cartaz atrativo se juntam excelentes descontos nos alojamentos turísticos que se associam à Festa das Colheitas. Vilaverdenses e visitantes terão a oportunidade de apreciar os frescos e coloridos produtos do campo cultivados pelas mãos dos agricultores da terra, a qualidade de pratos gastronómicos típicos da região e a criatividade do artesanato. Além disso, haverá espaço para fazer a recriação de práticas agrícolas ancestrais, para ver espetáculos de música ao vivo e participar em workshops, entre tantas outras atividades. A Festa das Colheitas será, então, a altura ideal para a população celebrar e apreciar a riqueza da herança cultural de Vila Verde, num ambiente que preza pela confraternização e grande animação.
Para consultar toda a programação e as novidades deste ano clique em: PROGRAMA
Município de Vila Verde, 19.09.2018