Encerramento da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde deixou expresso sentimento de “dever cumprido” e vontade de continuar o projeto
Updated on 28/07/2018Realizou-se na Biblioteca Professor Machado Vilela, o encerramento da exposição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, que esteve patente ao público nas últimas três semanas.
A cerimónia foi iniciada pela atuação dos músicos Miguel Gonçalves e Miguel Jonas, que apresentaram um projeto sonoro inovador à medida da exposição e que surpreendeu o público, reunindo imensos aplausos.
Luís Coquenão, Pintor, Júri e Coordenador Artístico desta Bienal, iniciou as intervenções, referindo que todos os trabalhos apresentados são fruto de um trabalho imenso e que foi muito difícil chegar a uma decisão consensual «Cada um de nós teria o seu gosto particular para destacar as obras. Na arte a subjetividade prevalece sempre.»
De seguida, Maciel Cardeira, Presidente da D’Arte, Júri e vencedor da primeira edição da Bienal, afirmou com firmeza que «o futuro são as artes». O Pintor fez questão de mencionar que a Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde é a única no país e referiu que espera que este projeto seja uma alavanca para o futuro dos jovens que concorreram, tal como foi para ele.
Vítor Dias esteve presente a representar o Instituto Português do Desporto e da Juventude, um dos grandes parceiros deste projeto e patrocinador dos dois prémios revelação, no valor total de 2500 euros.
Vítor elencou o importante papel da arte no mundo em que vivemos e parabenizou o Município de Vila Verde por «alimentar» este projeto e não o deixar cair.
«Estamos associados à Bienal desde a primeira hora, pois valorizamos tudo aquilo que seja expressão artística»
O Banco BPI, patrocinador oficial do Grande Prémio Bienal no valor de 3000 euros, foi representado pelo Diretor de Área, Rui Correia, que fez uma breve intervenção onde deixou expresso o desejo de continuar a apoiar esta iniciativa.
Por fim, o Presidente da Câmara Drº António Vilela, tal como Maciel Cardeira, referiu que espera que este projeto «abra as portas» para todos os jovens artistas que participaram nesta Bienal.
Para o autarca, todos os projetos são vencedores «As obras vencedoras não são só as que ganharam. Para mim são todas, pela ousadia e coragem que estes jovens tiveram ao apresentar os seus trabalhos ao mundo».
O edil referiu, ainda, que esta Bienal só é possível com a colaboração e espírito de sacrifício daqueles que «têm o prazer de ajudar e de participar».
À medida que os representantes das entidades foram realizando os seus discursos, os prémios dos vencedores e menções honrosas foram sendo entregues, num feliz momento simbólico.
A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Drº Manuel Lopes, o Comandante do Posto de GNR de Vila Verde, o Gerente do Banco BPI de Vila Verde, entre vários outros convidados, também estiveram presentes nesta cerimónia de encerramento.
A sessão terminou com mais uma atuação do Miguel Gonçalves e do Miguel Jonas e, no final, foi servido um lanche, que deu por terminada a 10 ª edição da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.
Município de Vila Verde, 28.7.2018
GALERIA FOTOGRÁFICA