Vila de Prado vai acolher o Campeonato do Mundo de Maratona o evento mais importante para os melhores atletas da canoagem
Updated on 24/07/2018A Câmara Municipal de Vila Verde, a Federação Portuguesa de Canoagem e o Clube Náutico de Prado apresentaram esta tarde, na Praia do Faial, o Campeonato do Mundo de Maratona em Canoagem, prova que se vai realizar na Vila de Prado, entre os dias 6 e 9 de Setembro de 2018.
A organização do Campeonato do Mundo de Maratona é mais uma prova da competência organizativa da Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde e o Clube Náutico de Prado. Na esteira dos sucessos alcançados com o Campeonato Europeu de 2013 e a Taça do Mundo em 2016, a Federação Internacional de Canoagem não teve dúvidas em entregar a realização das duas mais importantes competições de canoagem ao nosso país.
Com uma semana de intervalo, Portugal recebe os dois eventos mais relevantes da canoagem planetária: o Campeonato de Mundo de Velocidade e o Campeonato do Mundo de Maratona, na Vila de Prado, no concelho de Vila Verde, de 3 a 9 de Setembro.
«Portugal vai ser, em 2018, a capital da canoagem mundial. A Vila de Prado vais receber um desses momentos altos. Este ano vamos organizar dois dos principais eventos da canoagem mundial. O CN Prado é um dos três grandes da canoagem portuguesa, com muitos títulos nacionais. Tem fornecido muitos atletas à selecção nacional e talvez seja dos clubes com mais atletas nos jogos olímpicos. Uma palavra à população de Prado que é muito aficionada da canoagem e tenho a certeza que vamos ter uma grande moldura humana para puxar pelos nossos atletas», disse Vítor Félix, presidente da FP Canoagem.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, espera que este seja o melhor Campeonato do Mundo de sempre. ««Espero que venha a ser mais uma vez uma das melhores provas de sempre a nível de organização como aconteceu com o Campeonato da Europa, em 2013 e em 2016 com a Taça do Mundo. Nada disto seria possível sem os clubes como o CN Prado e atletas como o José Ramalho que nos cedeu a imagem para promover esta prova. Estou convicto que lhe vou dar os parabéns quando receber aquela medalha que tanto deseja que é o ouro», frisou.
A apresentação do Mundial de Maratonas decorreu na Praia do Faial e contou com a presença, para além dos Presidentes da FP Canoagem do Município de Vila Verde, do Vereador do Desporto, Patrício Araújo, do Presidente do CN Prado, Horácio Lima e do Presidente da Junta da Vila de Prado, Albano Bastos.
Conscientes da importância da realização de um Campeonato do Mundo no seu território, a Câmara Municipal de Vila Verde e o Clube Náutico de Prado são parte integrante da organização do Mundial de Maratona e investem para que a competição venha a merecer o estatuto “cinco estrelas”. Duas instituições que são, com todas as letras, parceiras de “alma e coração” da Federação Portuguesa de Canoagem e da Federação Internacional de Canoagem.
Realizado todos os anos, o Mundial é o evento mais importante para os melhores atletas da Maratona. Além da coroação dos campeões individuais, as selecções nacionais também são premiadas nas provas de equipas em kayak e canoa (masculino e feminino). Ao longo do ano, os atletas preparam-se para chegar em forma ao “campeonato dos campeonatos”, com o pódio a “alimentar-lhes o sonho”.
Para completar os parâmetros de excelência do Campeonato do Mundo de Maratona nada melhor do que a prova se realizar na vila de Prado. Um local de rara beleza natural, que apresenta o Rio Cávado como “padrinho” de uma prova onde vão marcar presença atletas oriundos de todo o Mundo.
Um ano para recordar! Um ano para sempre!
Município de Vila Verde, 24.7.2018