Final Concelhia da 12ª Edição do Concurso Nacional de Leitura
Updated on 24/04/2018Decorreu, ontem, durante a tarde, a Final Concelhia da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura, na Biblioteca Professor Machado Vilela.
O concurso começou com a atuação de um dos alunos da Academia de Música de Vila Verde e contou com a presença de alguns pais e professores que quiseram apoiar os participantes.
Concorreram na final alunos do 1, 2 e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Prado, do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e da Escola Secundária de Vila Verde.
O concurso foi consituído por três fases. Os alunos começaram por realizar uma prova escrita e, em seguida, duas provas orais: uma de argumentação, sobre o tema “Descobrir as diferenças, aprender a viver juntos” e uma de leitura, onde cada aluno escolheu, aleatoriamente, um poema para ler em voz alta. O juri foi constituido pelo Luis Coquenão, pela Maria Custódia Rocha e pela Manuela Barreto Nunes.
A Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, esteve presente na sessão e referiu que “É, sem dúvida, muito importante, fomentarmos nas nossas crianças, desde tenra infância, o gosto pelo livro e pela leitura. Estes concursos nas nossas escolas, que envolvem os nossos Agrupamentos, são extremamente importantes nesse sentido”.
O concorrente de cada ciclo de ensino mais pontuado do conjunto das três provas irá representar o concelho de Vila Verde na Final Regional (CIM do Cávado) do Concurso Nacional de Leitura, no dia 21 de Maio, em Amares.
Este concurso é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, com a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); com o Camões- Instituto da Cooperação e da língua; com a DGAE/DSEEPE, versão lusófona e com a RTP.
O objetivo do concurso é promover, de forma lúdica, a leitura nas escolas e estimulá-la enquanto prática de conhecimento e de lazer entre os jovens, assim como, dar a conheecer autores da língua portuguesa e estrangeira, de diferentes gerações e estilos literários.
Os vencedores desta Final Concelhia foram:
1.º ciclo – Sofia Antunes Afonso, Agrupamento de Escolas de Vila Verde
2.º ciclo: Joel Marques Neves, Agrupamento de Escolas de Vila verde
3.º ciclo: André Filipe E. Simões, Escola Secundária/3 de Vila Verde