Perto de 800 mil euros em empreitada de saneamento básico – Obras já arrancaram em Cabanelas
Updated on 23/04/2018Estão já em curso as obras de alargamento da “Rede de Saneamento da Freguesia de Cabanelas”.
A empreitada “Rede de Saneamento na freguesia de Cabanelas” contempla um investimento global 781.552,91 € comparticipado pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – em 85%.
A concretização desta obra estruturante para o desenvolvimento da freguesia de Cabanelas vai traduzir-se num alargamento muito significativo rede de tratamento de águas residuais, fazendo chegar este serviço básico à grande maioria das habitações locais.
Até 2019 a Câmara Municipal vai realizar um investimento avultado na instalação de todas as infraestruturas e equipamentos que vão permitir que o território concelhio atinja uma elevada taxa de cobertura de saneamento básico e esteja assim ainda mais preparado para responder aos desafios de um território que continua a conhecer uma evolução demográfica positiva, está a captar investimentos empresariais e a atrair novos residentes.
Numa altura em que o serviço público de abastecimento de água já contempla perto de 90% das residências do concelho, o Município de Vila Verde está agora fortemente apostado em cumprir o grande desígnio da tendencial universalização de um serviço de tratamento de águas residuais eficiente, com capacidade para responder às efetivas necessidades de desenvolvimento sustentável do território.
Cabanelas é uma freguesia em franco crescimento que congrega já uma série de equipamentos e serviços que concorrem para a sua atratividade e vai agora conhecer um impulso fundamental em matéria de infraestruturas de saneamento, mas também, numa fase posterior, em termos de requalificação da rede viária.
O Presidente da edilidade vilaverdense, Dr. António Vilela, esclarece que “a grande prioridade de desenvolvimento estratégico assumida pela maioria social-democrata do Executivo Municipal está a conhecer avanços dignos de relevo fruto do trabalho de planeamento realizado e do grande empenho dos serviços municipais na preparação de candidaturas que foram amplamente aprovadas e estão agora a ser concretizadas.”
Na ótica do mesmo Edil, “o esforço desenvolvido no sentido da consolidação das contas do Município também foi determinante para agora a Câmara Municipal ter disponibilidade financeira para assumir a sua quota parte nestes investimentos que vão alavancar a qualidade de vida dos Vilaverdenses.”
O Dr. António Vilela sublinha ainda que “o concelho está a transformar-se numa autêntico estaleiro de obras que vão não só melhorar significativamente os níveis de salubridade e de higiene, aportando maior bem-estar às pessoas, como vão também contribuir para elevar a qualidade da água dos rios que percorrem o território concelhio e, assim, ter um impacto ambiental muito positivo.”