Município de Vila Verde prestou “merecida homenagem” aos vilaverdenses mortos na 1ª Grande Guerra
Updated on 09/04/2018Uma delegação oficial de Vila Verde, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, participou, este fim de semana, nas comemorações oficiais do centenário da Batalha de La Lys, no Norte de França, em homenagem aos soldados que combateram na 1 ª Grande Guerra (1914-1918), na Flandres francesa, a qual contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da França, Emmanuel Macron, do Primeiro Ministro Português, António Costa, entre outras entidades.
Acompanhado por uma comitiva de vilaverdenses, o autarca visitou o cemitério que alberga os restos mortais de 1831 soldados envolvidos nos combates, sendo que 16 deles são vilaverdenses. O Município de Vila Verde prestou, assim, uma “merecida homenagem” aos Vilaverdenses que se encontram sepultados no cemitério militar de Richebourg- França.
Para além do cemitério militar de Richebourg, a comitiva vilaverdense visitou a RED HOUSE, um dos pontos mais dramáticos da Batalha de La Lys protagonizado pela infantaria 29. Na defesa de RED HOUSE combateram 99 soldados de Vila Verde, 79 foram feitos prisioneiros e 8 morreram.
“A Evocação do 1º Centenário da Grande Guerra é muito importante para reconhecer o esforço e dedicação de tantos soldados portugueses, entre os quais perto de 400 soldados vilaverdenses, que combateram na 1ª Grande Guerra, entre 1914 a 1918”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, durante as comemorações oficiais do centenário da Batalha de La Lys, que se realizaram no dia 9 de abril, mas a delegação vilaverdense fez questão de prestar uma homenagem própria a todos os que “tombaram” numa das batalhas mais sangrentas em que participaram soldados portugueses”.
O historiador Albino Penteado Neiva (autor do livro “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914 – 1918)”, editada pelo Município de Vila Verde, também acompanhou esta comitiva e no local falou sobre a participação dos soldados portugueses na sangrenta batalha de La Lys e da Evocação do 1º Centenário da Grande Guerra, onde foram evocados todos os militares vilaverdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918, em Flandres, Moçambique e Angola.
De referir que esta viagem à França insere-se no âmbito das cerimónias de evocação 1º Centenário da Grande Guerra, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Verde, ao longo de 2017, em parceria com o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, onde foram homenageados e evocados todos os combatentes vilaverdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918. Das várias iniciativas que foram levadas a efeito, salienta-se a placa com todos os nomes dos combatentes vilaverdenses que morreram no campo da guerra, que se encontra junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, no jardim do centro de Vila Verde.