CASA DO CONHECIMENTO – Sessão de Apresentação e de Formação de Professores do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”
Updated on 06/01/2018A Casa do Conhecimento recebeu, no dia 5 de janeiro, a Sessão de Apresentação e de Formação de Professores de Projeto de Educação Financeira – “No Poupar Está o Ganho”, promovida pela pela CIM Cávado e pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e Vice- presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, António Vilela, da Presidente da Fundação Cupertino de Miranda, Maria Amélia Cupertino de Miranda, e do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal, Luís Macedo. Estiveram também presentes na Sessão as Vereadoras da Educação dos Municípios de Amares, Braga, Barcelos, Esposende e Vila Verde, os Diretores e professores do 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do Cávado.
O Vice- presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, o autarca António Vilela, destacou a pertinência deste projeto de educação financeira como uma forma de proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de terem autonomia na gestão dos seus recursos económicos. Dominar a nomenclatura do mercado financeiro, permite obter um maior domínio sobre o mesmo e fazer escolhas conscientes e corretas.
Ao fazer-se uma boa gestão dos recursos financeiros, percebe-se as limitações dos orçamentos familiares e com isto aprende-se a poupar. “Saber poupar é uma forma de gestão”, que se torna extensível a outras práticas do quotidiano.
Agradeceu o interesse manifestado pelos Agrupamentos de Escolas e pelos professores em desenvolverem projetos desta natureza junto dos mais jovens.
O Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal realçou a importância deste projeto destacando que todos as suas premissas vão ao encontro da missão e dos objetivos da Fundação Cupertino de Miranda. Referiu, ainda, que este projeto de educação financeira se enquadra no plano de ações da CIM Cávado.
A Presidente da Fundação Cupertino de Miranda, entidade que irá implementar o Projeto nos Agrupamentos de Escolas, salientou a importância da Educação Financeira e o projeto “No Poupar Está o Ganho”. Demonstrou como este projeto se torna uma mais valia numa sociedade em que a complexidade dos produtos financeiros aumenta diariamente e se torna necessário dominá-los para uma melhor gestão dos recursos.
A apresentação do Projeto foi da responsabilidade de Sónia Santos, Responsável do Serviço de Educação da Fundação Cupertino de Miranda e de Pedro Pinheiro, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
“No Poupar está o Ganho” é um projeto de educação financeira que pretende mostrar a importância da mesma e “transmitir conhecimentos para o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões informadas e corretas.” É um projeto que pretende incluir alunos, pais e professores, procurando promover mudanças na vida dos envolvidos, criar hábitos de poupança, capacitar os jovens para a tomada de decisões financeiras responsáveis e corretas e criar uma nova geração de consumidores.
Os Municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado vão implementar pela primeira vez este projeto nas escolas públicas, durante os anos letivos de 2018 a 2020 e têm o papel de interlucotores, junto dos Agrupamentos de Escolas e dos docentes envolvidos.
Durante a sessão foi proporcionada aos presentes uma visita à Casa do Conhecimento, sendo dado a conhecer um espaço diferenciador, que se assume como um espaço de educação não formal que procura proporcionar experiências e atividades que promovem a sociedade do conhecimento e contribuem para a inclusão digital e, consequentemente, para inclusão social da população.