EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DA I GRANDE GUERRA – Inaugurado monumento que perpetuará o nome dos vilaverdenses mortos em combate
Updated on 12/11/2017A Câmara Municipal de Vila Verde e o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes inauguraram, hoje, 12 de novembro, uma lápide onde consta os nomes dos 61 vilaverdenses que perderam a vida na I Guerra Mundial (1914-1918).
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela,destacou que «Esta é uma homenagem mais do que justa que fazemos aos ilustres e bravos vilaverdenses que participaram na Guerra. Somos gratos e não esquecemos aqueles que fizeram a nossa história. Quero deixar aqui umas palavras de respeito e de muita gratidão aos 396 combatentes oriundos de Vila Verde, em especial aos que perderam a vida durante o conflito, assim como às suas famílias.»
O secretário do Núcleo de Braga da Liga de Combatentes, António Oliveira,referiu na sua intervenção «Este é um monumento que permite que as gerações vindouras conheçam aqueles que lutaram e perderam a vida na I Grande Guerra e assim possam conhecer quem eram das suas famílias» reforçando «Temos que lhes manifestar eterna gratidão e admiração. Jamais serão esquecidos».
A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde e o Agrupamento de Escuteiros de Vila Verde participaram na animação desta cerimónia de homenagem aos combatentes da I Grande Guerra .
Missa em sufrágio pelos combatentes
A evocação dos combatentes vilaverdenses que participaram na Grande Guerra integrou, ainda, a colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes e uma missa em sufrágio pelos combatentes, celebrada na Igreja Matriz, animada pela Verde Tuna dos Funcionários da Câmara Municipal e pelo Grupo Coral da Paróquia de Vila Verde.