I CONGRESSO DE BRINQUEDO PORTUGUÊS – É importante que as crianças brinquem e construam os seus próprios brinquedos
Updated on 30/10/2017A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu, nos dias 27 e 28 de outubro, o I Congresso de Brinquedo Português, que teve início no dia 26, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Da organização deste congresso fizeram parte o Museu dos Biscainhos, a ADOL – Centro Interpretativo do Brinquedo, a Universidade do Minho, a Casa do Conhecimento e o Município de Vila Verde.
Este Congresso foi uma iniciativa diferenciada em Portugal, na medida em que procurou abarcar uma visão multidisciplinar sobre o brinquedo, nomeadamente do brinquedo português. As intervenções de especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes quadrantes, permitiram refletir sobre o brinquedo e o brincar, desde tempos longínquos na sua forma mais convencional e tradicional, até à atualidade com as novas tecnologias.
Neste congresso foi realçada a importância da necessidade da criança brincar e da relevância didática deste ato, pois a criança aprende brincando, assim como, foi focada a necessidade de recuperar práticas de envolvimento das crianças na construção dos brinquedos. Os especialistas defenderam que a criança pode e deve ter um papel ativo na construção dos seus brinquedos independentemente da origem da matéria-prima, que pode ser um recurso da natureza ou um kit de eletrónica e mesmo a programação. O papel ativo da criança na construção de brinquedos permite-lhe não só momentos lúdicos e pedagógicos, mas dá-lhe também a oportunidade de deixar de ser apenas consumidora de brinquedos e passar a ser a produtora/construtora dos mesmos.
Na sessão de encerramento o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela dirigiu um agradecimento especial à Comissão Organizadora pela iniciativa e sucesso do I Congresso de Brinquedo Português. O autarca manifestou especial satisfação pela realização deste Congresso em Vila Verde, que está e estará sempre disponível para receber e apoiar iniciativas desta natureza.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara considerou de primordial importância as reflexões feitas durante o Congresso para melhor compreender a criança e a infância, de forma a promover na sociedade uma educação mais adequada às mesmas.
Concluiu deixando à organização o repto da realização em Vila Verde, da segunda edição do Congresso de Brinquedo Português.