TOMADA DE POSSE -Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela
Updated on 22/10/2017Discurso do Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, na cerimónia de instalação dos Órgãos do Município, Câmara e Assembleia Municipal, que se realizou ontem, 21 de outubro de 2017, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde,
“Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal Dr. Carlos Arantes
Excelentissimas Autoridades Civis, Militares e Religiosas
Senhores Jornalistas
Senhoras e Senhores Convidados
Minhas Senhoras e Meus senhores
Caras e Caros Vilaverdenses,
Neste momento quero expressar o meu agradecimento pela vossa presença amiga nesta cerimónia de tomada de posse para um novo mandato.
Confesso que é para mim uma grande honra continuar à frente dos destinos do concelho e receber a vossa confiança, a vossa amizade e o vosso incentivo para continuar a realizar um trabalho em beneficio de Vila Verde e de todos os Vilaverdenses.
Se este é o momento para refletir sobre o presente e perspetivar o futuro é também o momento oportuno para olhar para trás e nos orgulharmos da nossa terra e da obra feita.
Ao longo destes anos ao serviço do concelho de Vila Verde, tive o privilégio de trabalhar com uma equipa dinâmica, competente e totalmente empenhada em fazer o melhor por Vila Verde e pelos Vilaverdenses.
Tive também a honra e a felicidade de trabalhar com presidentes de Junta de freguesia e executivos de grande qualidade e com uma vontade indómita de fazer sempre mais e melhor. Vila Verde e cada um dos seus habitantes têm boas razões para ter orgulho e estar eternamente gratos a estes homens e mulheres, que dedicaram parte da sua vida a fazer sempre mais e melhor pelas suas freguesias e pelos seus habitantes.
Vila Verde possui grandes instituições e associações imbuídas de um enorme sentido de serviço público que, cada uma na sua área especifica de intervenção, são também grandes obreiras e responsáveis pelo salto qualitativo que o concelho conheceu no sentido do desenvolvimento e da modernidade.
Trabalhar em Vila Verde e para Vila Verde, com o foco inteiramente colocado no progresso do Município e no bem-estar dos Vilaverdenses foi e sempre será o nosso maior compromisso.
O poder local é o único poder com verdadeira e permanente proximidade e os autarcas são aqueles que mais se preocupam com os problemas e com as efetivas necessidades das terras e das pessoas.
Fruto da ação da autarquia e graças a um trabalho coletivo, temos hoje um concelho desenvolvido e muito mais apelativo para os Vilaverdenses, para quem nos visita, para quem deseja construir aqui um projeto de vida e para quem quer concretizar novos projetos empresariais.
Ninguém de boa-fé e consciente dos seus atos, poderá negar que Vila Verde é atualmente um Município muito mais inovador, criativo e empreendedor e com melhor qualidade de vida.
Vila Verde é hoje um concelho, devidamente orientado e mobilizado para os desafios e para as crescentes oportunidades de quem quer estar na linha da frente na criação de todas as condições para fixar a população local, atrair mais residentes e potenciar a emergência de novos investimentos.
Vila Verde é hoje um concelho que está a conhecer um dinamismo económico sem precedentes, beneficiando de um conjunto de investimentos potenciadores da melhoria da qualidade de vida das pessoas e da atração de investimento que aumentam a produção de riqueza e a criação de novos postos de trabalho.
Através da implementação de uma política fiscal amiga das famílias e das empresas, com isenções e reduções indutoras do investimento elevou-se a atratividade e a competitividade do concelho na região.
Vila Verde encontra-se entre os concelhos com maior dinâmica económica do distrito e do país nos últimos quatro anos foram criadas no concelho de Vila Verde 585 empresas, mais de 12 empresas por 1000 habitantes entre 2013 e 2017 e o crescimento económico atingiu os 3% um valor claramente acima da média nacional.
Vila Verde é, hoje, um concelho inclusivo, que conheceu grandes progressos em matéria de coesão social e territorial.
Graças à dinâmica de instituições diversas, beneficia de uma ampla rede de equipamentos sociais que cobre plenamente o concelho, prestando uma assistência sem par desde a infância e à aos mais idosos.
Vila Verde é o concelho do país com maior esperança média de vida, (81 anos) é para nós uma grande satisfação viver num concelho onde as pessoas vivem mais tempo.
Temos um concelho gerido com rigor, com contas equilibradas, estamos entre os melhores a nível nacional nos prazos médios de pagamento a fornecedores.
Vila Verde Tem um parque escolar renovado e à altura dos desafios de um ensino moderno e de excelente qualidade.
De forma descentralizada, tornando o concelho mais uniforme, realizaram-se fortes investimentos em equipamentos de desporto e lazer e avançou a aposta na valorização das zonas ribeirinhas.
Fomos pioneiros na abertura de Espaços do Cidadão associados a Lojas do Munícipe e balcões de CTT. Estes equipamentos prestam importantes serviços de proximidade aos Vilaverdenses, às empresas e às instituições concelhias.
Os eventos-âncora, que tanto nos orgulham e que se realizam ao longo de cada ano projetam o dinamismo e as potencialidades de Vila Verde na região, no país e no mundo, impulsionam o turismo e incrementam a economia local e regional.
Caras e Caros Vilaverdenses
Existem muitos outros aspetos que podia referenciar e que nos orgulham hoje enquanto Vilaverdenses. O percurso de crescimento e de afirmação de Vila Verde como um concelho próspero e moderno alicerçou-se num exemplar trabalho de cooperação entre o município e as juntas de freguesia e com as associações, instituições e demais entidades locais e regionais.
Mas há ainda muito para fazer, por isso, neste ato eleitoral apresentamos aos vilaverdenses um programa e equipas para os próximos anos. A escolha não deixou quaisquer dúvidas. O reforço da votação obtido nas eleições do dia 1 de Outubro realçam bem a confiança nas nossas equipas e o apoio incondicional ao projeto apresentado.
Se este expressivo resultado eleitoral representa um voto de confiança dos Vilaverdenses no trabalho que temos vindo a realizar, representa também um aumento das nossos responsabilidades.
Os Vilaverdenses reconheceram a qualidade do trabalho realizado por uma equipa coesa, experiente, empenhada e competente e disseram claramente que era este o rumo e que era esta a equipa que queriam que continuasse a construir o progresso de Vila Verde.
Esta inequívoca confiança dos Vilaverdenses dá-nos ainda mais força para levarmos por diante o grande desígnio de continuar a fazer de Vila Verde um dos melhores concelhos da região e do país.
Uma palavra ainda para aqueles que deixam agora de exercer funções autárquicas. Em nome de todos os Vilaverdenses deixo uma palavra de agradecimento e de reconhecimento.
Dirijo igualmente uma palavra às outras forças político-partidárias e respetivos candidatos e felicito-os por, numa importante demonstração de intervenção cívica por terem apresentado os seus projetos.
Passadas as eleições o que os Vilaverdenses efetivamente esperam dos eleitos é que na diversidade encontrem forma de agregar vontades e mobilizar energias em torno daquilo que de facto deve ser a ação de cada um, fazer o máximo e o melhor pela sua terra.
Uma palavra para todos os eleitos que nos próximos quatro anos tem a responsabilidade de exercer cargos nas freguesias ou nos órgãos municipais para lhes desejar os maiores sucessos e lhes dizer que é grande a responsabilidade que os Vilaverdenses nos depositaram não devemos por isso desiludi-los. Esta é a hora da agregação de vontades e energias na permanente procura de convergências em torno de projetos de elevado interesse público em que temos obrigação de continuar a trabalhar.
Porque a vida, sem desafios, não faria grande sentido, encaramos, uma vez mais, este desafio com grande determinação.
Temos orgulho no muito que foi já feito, mas queremos continuar a fazer ainda mais e melhor.
Temos agora uma árdua tarefa coletiva pela frente, mas tenho plena consciência que estamos preparados para enfrentar todos os desafios e aproveitar todas as oportunidades.
São elevadas as exigências, mas são também inúmeras as oportunidades que temos que continuar a saber aproveitar para que o concelho prossiga na senda de um crescimento sustentado e de uma progressiva melhoria das condições de vida das nossas gentes.
Podem estar certos que voltaremos a estar à altura daquilo que todos esperam de nós e que tudo faremos para corresponder às Vossas melhores expectativas no desempenho de tão exigentes quanto aliciantes funções.
As pessoas são e serão sempre a primeira das nossas prioridades, por isso, a nossa maior aposta será na melhoria das condições de vida dos Vilaverdenses.
Conheço muito bem o concelho, sei quais são as suas necessidades, sei o que é verdadeiramente prioritário temos um projeto organizado, rigoroso e credível.
Falo-vos da renovada aposta numa forte mobilização de todos no sentido da efetiva promoção de uma imagem positiva de Vila Verde.
Nos tempos difíceis e complexos que vivemos, em que o despovoamento assola os territórios de baixa densidade, é fundamental canalizarmos energias para o que realmente mais importa.
E o que verdadeiramente a todos deve interessar é a multiplicação de sinergias para a construção de um concelho atrativo, para a instalação de empresas e para a criação de mais e melhores empregos.
Falar de Vila Verde pela positiva e olhar para os recursos e para as mais-valias do nosso território, para o talento e para a enorme capacidade de trabalho dos Vilaverdenses é e será sempre o nosso principal foco.
Os esforços em ordem ao máximo aproveitamento dos fundos comunitários vão continuar tendo como prioridade das prioridades a elevação da competitividade da economia local e a construção de modernas infraestruturas facilitadoras de captação de novos investimentos empresariais.
Todos sabemos que as estratégias e as políticas de desenvolvimento económico e de promoção do emprego são da responsabilidade do Governo, mas o crescimento económico a nível local é a principal âncora para a fixação das pessoas e para o efetivo desenvolvimento do nosso concelho.
Caras e Caros Vilaverdenses,
Um concelho só é verdadeiramente próspero e moderno se e quando proporcionar aos seus munícipes condições de vida dignas e se todos tiveram as mesmas oportunidades no acesso ao emprego e a equipamentos e serviços essenciais para o seu bem-estar.
A construção de um concelho moderno assenta também e necessariamente numa séria aposta na educação, na criatividade, no conhecimento e na inovação tecnológica.
A requalificação das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos de Vila Verde e de Prado, um forte investimento em que a Câmara Municipal chama a si uma obrigação do Estado, será o corolário de uma aposta sem precedentes na elevação da qualidade do ensino.
Passaremos, assim, a breve trecho, a ser um dos melhores concelhos do país em matéria de equipamentos escolares nos vários níveis de ensino.
As nossas crianças e os nossos jovens são a primeira das prioridades deste projeto de desenvolvimento direcionado para o futuro.
Na área da saúde serão realizadas obras de requalificação dos edifícios dos Centros de Saúde do Vade, Pico de Regalados e Cervães.
A aposta na disseminação de infraestruturas equipamentos de desporto e de lazer será também concretizada através da melhoria dos equipamentos desportivos e do aproveitamento do potencial dos nossos rios e do nosso património natural, com a construção de ecovias, ciclovias e circuitos pedonais.
A realização, já no próximo ano, do Campeonato do Mundo de Maratona, em Canoagem, na Vila de Prado, será um momento apoteótico do desporto concelhio e uma excelente oportunidade de projeção do nosso concelho no país e no mundo.
As isenções fiscais na construção de habitação para os jovens e os próprios incentivos e apoios a projetos de desenvolvimento da agricultura, das florestas, da silvicultura e do turismo abrem aos jovens e aos empreendedores em geral importantes janelas de oportunidade.
A meta da preservação ambiental e da promoção da qualidade de vida das pessoas vai também ser atingida com a realização ações no âmbito da eficiência energética e de um ímpar volume de investimentos já em curso na melhoria das redes de abastecimento público água de no Plano de alargamento da rede de saneamento.
O reforço de meios e ações na área da Proteção Civil constituirão uma medida de segurança na proteção de bens e rápida ação em caso de catástrofe.
Porque também elegemos a mobilidade e as acessibilidades como um fator estruturante do desenvolvimento harmonioso do concelho, depois de amplamente instaladas as infraestruturas de água e saneamento, seguir-se-á a requalificação das vias municipais de acordo com um Plano Estratégico.
A variante à sede concelhia E.N. 101 e à ER 305 e as acessibilidades às zonas de acolhimento empresarial do concelho são projetos incontornáveis que reclamam a atenção e o empenho de todos.
Nesta cruzada por um concelho próspero e moderno, mais importante do que enfatizar protagonismos é e será determinante que todos se sintam convocados a dar o seu melhor contributo para que a administração central priorize a construção, a curto prazo, destas obras estruturantes.
A atratividade e a competitividade concelhias vão ainda ser alavancadas com a concretização de projetos de regeneração urbana que ajudarão a dinamizar a economia local, trazendo inestimáveis ganhos de funcionalidade e de comodidade para os Vilaverdenses e para os visitantes dos principais núcleos urbanos do concelho.
A cultura é uma peça fundamental no puzzle do desenvolvimento integrado de um território e a valorização das nossas raízes conhecerá um renovado impulso com a consolidação de programações culturais intensas que vão envolver os vários atores do desenvolvimento local em iniciativas e atividades multifacetadas.
A requalificação do edifício da antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, no sentido da criação de um Centro de Artes e Espetáculos, vai impulsionar a atividade cultural através da criação de uma oferta cultural rica e diversificada, alargada a todos os públicos.
O desenvolvimento económico, social, cultural e educacional tem que se ancorar na capacidade empreendedora de todos os atores locais, mas também na criação de condições para que surjam e cresçam os projetos empresariais.
A adoção de uma política fiscal amiga das famílias e das empresas é o caminho que vamos continuar a percorrer para aumentar a atratividade e a competitividade do nosso território.
Assim, continuarão as políticas ativas de atração de investimento, nomeadamente as medidas fiscais amigas das famílias e das empresas tendo como prioridade o crescimento económico, o investimento, o empreendedorismo e a criação de emprego.
Prescindiremos de receitas a pensar na captação de empreendimentos que criem postos de trabalho e assim ajudem a fixar a população e a atrair novos residentes.
Pretendemos que os munícipes encontrem a máxima abertura, disponibilidade, transparência e zelo nos serviços que diariamente lhes prestamos, por isso, vamos continuar a apostar na melhoria, na modernização dos serviços municipais e na desconcentração e agilização dos mesmos, aproximando-os ainda mais das pessoas.
Porque reconhecemos o importante papel das Juntas de Freguesia promoveremos ações no sentido de delegar novas competências.
Ouvir as pessoas, ouvir as suas ideias e acolher as suas sugestões e propostas é fundamental para fazermos uma gestão aberta e participada.
Para nós, todos contam, contamos com todos porque a missão coletiva a que nos propomos é exigente e apenas possível se aglutinarmos vontades e se juntarmos o máximo de sinergias em torno do que verdadeiramente importa: o efetivo desenvolvimento da nossa terra.
Move-nos uma vontade enorme de fazer sempre mais e melhor para que Vila Verde cresça e se projete como um concelho que oferece excelentes condições para aqui se investir e para aqui se viver.
O meu maior desejo é que as crianças e os jovens vilaverdenses, assim, como todos nós, nunca deixem de ter orgulho no seu concelho e se identifiquem com os valores e as tradições que enriquecem e diferenciam o nosso território.
Conto com todos Vós para, juntos, conseguirmos vencer o desafio do progresso e da modernidade e promover o efetivo desenvolvimento da nossa terra.
Muito obrigado.
Viva Vila Verde!
Viva Portugal!
21 de Outubro 2017″