ABRIL – Juntos na Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude em Vila Verde
Updated on 27/04/2017A Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude tem o seu auge durante o mês de abril, em todo o território nacional e internacional. Pretende-se consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso e da negligência infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal, física, psicológica ou emocional, consciencializando, ainda, crianças e jovens para os seus direitos e deveres.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde, não tem ficado indiferente a este assunto, promovendo e incentivando ações diversas neste âmbito.
Com o intuito de prevenção de situações de bullying nas escolas, tem vindo a desenvolver ações de sensibilização no Agrupamento de Escolas de Vila Verde, em várias turmas. Da mesma forma, mas sobre os Direitos da Criança, e ao longo de vários meses, foram realizadas sessões motivacionais durante as quais foram distribuídos cadernos com os Direitos da Criança.
Da necessidade de desenvolver outras medidas ligadas à prevenção, como a promoção de ações que visassem as competências parentais adequadas e uma cultura de responsabilidade social partilhada, está a ser desenvolvido um programa de formação parental, ao longo de 21 sessões de 90 minutos semanais, iniciado em fevereiro passado e com término em julho, envolvendo a CPCJ, a ESVV, a Universidade do Minho e as Juntas de Freguesias de Vila Verde/Barbudo e de Moure.
Mas também as entidades de primeira linha foram incentivadas a desenvolver iniciativas neste âmbito, algumas delas espelhadas no cartaz anexo.
É em conjunto, nós todos, que se pode verdadeiramente prevenir e minimizar os danos causados, tornando o esforço cada vez mais transversal e eficaz na sociedade portuguesa.
Considerando que a prevenção dos maus tratos na infância começa em casa, e com pequenos gestos que fazem a diferença, a CPCJ de Vila Verde desafia os pais/mães a concretizarem com os seus filhos algumas atividades: coloque na mochila (ou no interior do caderno escolar) do seu filho/a um post it com a palavra “adoro-te”; deseje-lhe um dia feliz antes de sair de casa e abrace-o/a; elogie-o/a pelas tarefas desempenhadas; no final do dia, converse com ele/a sobre como correu o seu dia; enfim, surpreenda-o/a pela positiva!