“Fevereiro, Mês do Romance” – Mais de 80 iniciativas dão corpo a uma programação intensa e emotiva
Updated on 25/01/2017O Município de Vila Verde apresentou, hoje, em Conferência de Imprensa a programação mais romântica do país: ‘Fevereiro, Mês do Romance’ , traz ao coração do Minho mais de 80 iniciativas que dão corpo a uma programação intensa e emotiva, inspirada nos motivos e nas mensagens de amor dos Lenços dos Namorados, um dos símbolos maiores da genuína tradição minhota.
De 27 de janeiro a 5 de março, ao longo de 38 dias, mais de oito dezenas de iniciativas, de participação totalmente gratuita, que prometem tocar o coração dos portugueses e afirmar de forma perentória o mote ‘Vila Verde, onde o amor acontece!’. Dos desfiles de moda aos espetáculos musicais, dos workshops às atividades desportivas, dos saraus culturais aos passeios na natureza, passando também pelo lançamento de novos produtos da marca Namorar Portugal, entre muitos outros, não faltam motivos de interesse para quem decidir visitar Vila Verde nesta altura do ano. Nota de particular destaque para alguns dos eventos mais emblemáticos do ‘Mês do Romance’, como o XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda/Gala Namorar Portugal, o VII Concurso de Acessórios de Moda, o concerto de gala Namorar Portugal, com a Academia de Música de Vila Verde, o Casting de Jovens Modelos e a Mostra de Talentos ‘S. Valentim’, entre outras.
Tradição e cultura para promover o território e dinamizar a economia
Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou a impressionante dinâmica social, cultural e económica impulsionada pelo Mês do Romance, que se repercute de forma positiva na promoção e divulgação do território durante o resto do ano. “É uma altura de aproveitar e criar oportunidades, de lançar projetos que permitem dinamizar a economia local. O investimento no Mês do Romance traz um grande retorno pela dinâmica que imprime no território, pelas oportunidades de negócio que cria e porque é um mês em que se fala sistematicamente de Vila Verde de forma muito positiva, dentro e fora do país”, referiu o edil, acrescentando que Vila Verde se afirma de forma cada vez mais contundente como “um concelho que valoriza a tradição e a cultura, que se orgulha do legado deixado pelos antepassados e encontra na idiossincrasia da sua identidade e nos saberes das suas gentes uma forma de promover o crescimento e de projetar o futuro”. António Vilela concluiu deixando uma palavra de apreço aos inúmeros parceiros que se associam ao Município de Vila Verde para dar corpo ao Mês do Romance e que têm grande mérito pelo sucesso experienciado nas oito edições desta programação.
Alargar horizontes e conquistar novos públicos
A apresentação do programa coube à vereadora que tutela o pelouro da Cultura, Júlia Fernandes, que começou por explicar que o chamado ‘Mês do Romance’ já extrapolou o mês de fevereiro e se estende agora durante 38 dias. Este processo de consolidamento da iniciativa e do forte crescimento da marca resulta num programa cultural amplo e diversificado, preparado para agradar a diferentes públicos. “O programa envolve mais de uma centena de parceiros, sem incluir os 60 promotores Namorar Portugal. Empresas, escolas, instituições públicas e privadas, dentro e fora do território vilaverdense, de Norte a Sul de Portugal, que garantem a enorme riqueza e diversidade da programação”, afirmou, acrescentando que a marca continua a alargar horizontes e a projetar o concelho de Vila Verde e a tradição minhota por todo o país e no estrangeiro.
“Numa época em que o turismo do país está em baixa, Vila Verde está em alta!”
“Vila Verde é o epicentro da programação, mas, de Braga a Lisboa, passando pelo Porto Famalicão e Guimarães, haverá ações de divulgação por todo o país e até em Espanha, em Santiago de Compostela. São atividades que nos permitem alargar horizontes e conquistar novos públicos”, referiu Júlia Fernandes. A vereadora da Cultura frisou também que o Município de Vila Verde volta a este ano a estabelecer uma parceria com o gigante nacional Delta Cafés, que se prepara para lançar uma edição especial de pacotes de açúcar. As imagens alusivas à marca Namorar Portugal – Fevereiro Mês do Romance 2017 vão ser distribuídas pelos estabelecimentos comerciais onde forem servidos cafés Delta. As condições especiais de alojamento e estadia, os museus e espaços culturais abertos em horário alargado, os workshops que ensinam a criar produtos inspirados nos Lenços de Namorados, a apresentação de produtos encantadores e inovadores e os espetáculos de teatro, dança e música, foram outros dos destaques da intervenção de Júlia Fernandes, que rematou sublinhando que “numa época em que o turismo do país está em baixa, Vila Verde está em alta!”.
Condições especiais de estadia e alimentação
Durante o Mês do Romance, não faltam bons motivos para vir e ficar por Vila Verde, já que, à dinâmica da impressionante agenda cultural, juntam-se ainda condições especiais de estadia e alimentação, com promoções nas unidades de alojamento aderentes à iniciativa ‘Sabores do Romance’. Também há boas notícias para os mais gulosos, uma vez que a Rota das Pastelarias vai permitir aos interessados adquirirem o famoso Pink Cake (bolo delicioso com frutos vermelhos, conhecido como Bolo dos Namorados), ao longo do mês, nas pastelarias aderentes. Os estabelecimentos de diversão noturna também se juntaram este ano à programação mais romântica do país e os bares vilaverdenses já se estão a preparar para um mês em que Vila Verde vai ‘fervilhar de vida’.
Gala Namorar Portugal é a estrela mais cintilante
A Gala Namorar Portugal é a estrela mais cintilante da vasta constelação de iniciativas inseridas no ‘Mês do Romance’. A 14 de fevereiro, em Dia de S. Valentim, figuras de renome nacional do mundo da moda, da música e da televisão chegam ao concelho para dar um brilho ainda mais especial a um evento que junta centenas de casais enamorados. É uma noite de magia, elegância e glamour… um autêntico conto de fadas. As tradicionais mensagens de amor bordadas pelas mulheres minhotas em idade de namoro servem de inspiração para a criação de propostas modernas e arrojadas, numa aliança harmoniosa entre tradição e vanguarda. A iniciativa, que marca o desenlace do XIV Concurso Internacional de Criadores de Moda, terá lugar a 14 de fevereiro, às 19h30, no Parque Industrial de Gême.
Parcerias são um dos motivos do enorme sucesso
As parcerias estabelecidas pelo Município de Vila Verde são um dos grandes catalisadores do programa e um dos motivos do enorme sucesso que o Mês do Romance tem experienciado. No total, conta-se mais de uma centena de parceiros, entre instituições, agentes turísticos, empresas e associações com projeção nacional. Estes serão os protagonistas das iniciativas repartidas pelas cinco semanas temáticas, que traduzem os sentimentos e emoções expressos nos bordados dos Lenços de Namorados: Tradição, Romance, Amor, Saudade e Aventura. Uma programação rica e diversificada em que o concelho de Vila Verde é o epicentro de dezenas de atividades que decorrem um pouco por todo o país e até na vizinha Espanha.
Gama de produtos Namorar Portugal volta a aumentar
Além da importância social e cultural, a programação afirma-se de forma cada vez mais contundente como um catalisador da economia e do turismo, atraindo todos os anos ao território de Vila Verde dezenas de milhares de pessoas, numa campanha massiva de promoção e divulgação do território. A gama de produtos Namorar Portugal volta a aumentar significativamente com a adesão de novos promotores e a apresentação de largas dezenas de produtos de uma arca mágica, em que todos os produtos são inspirados nas mensagens de amor da tradição minhota e se assumem como veículos de sentimentos e afetos, de estados superiores de alma que tornam verdadeiramente mágica a nossa presença no planeta.
Espaço Namorar Portugal é o ‘quartel-general’ da marca Namorar Portugal
O Espaço Namorar Portugal, localizado no Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal de Vila Verde, edifício requalificado e de grande beleza arquitetónica, assume-se como o ‘quartel-general’ da marca. No entanto, já pode Namorar Portugal em qualquer parte do planeta acedendo ao endereço eletrónico www.namorarportugal.pt.
Visite Vila Verde durante o Mês do Romance e embarque numa emocionante viagem pelo universo desse sentimento mágico que faz os corações palpitarem mais forte e que se rege por “razões que a própria razão desconhece”.
Bem-vindo a Vila Verde! Onde o Amor acontece…
Clique aqui para aceder ao programa Fevereiro, Mês do Romance