Casa do Conhecimento lança 5ª Edição do Mobicurtas
Updated on 13/01/2017Uma atividade carismática que desafia os jovens a pôr à prova a imaginação e a criatividade em meios tecnológicos
A 5ª Edição do Mobicurtas teve o seu início no passado dia 11 e 12 de janeiro. Durante estes dias decorreram três workshops subordinados ao tema O vídeo como matéria-prima, frequentados por 130 alunos dos Agrupamentos de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Prado e Vila Verde e da Escola Secundária de Vila Verde.
O Mobicurtas, uma atividade da Casa do Conhecimento em parceria com a Rede de Clubes Casa do Conhecimento, distinguido em Barcelona no âmbito da Rede Internacional de Cidades Educadoras, tem como objetivo desafiar os participantes a utilizarem as tecnologias para a produção de conteúdos digitais.
Com esta edição pretende-se que os participantes se proponham a (re)criar uma composição imagética animada, com base em ferramentas digitais, dando origem a uma nova curta-metragem. A imaginação e a criatividade, a par dos meios tecnológicos anteriormente referidos, são os motores essenciais para esta produção. Olhar para uma curta-metragem, focalizá-la, observá-la, desconstruí-la e construí-la numa perspetiva diferente, é o desafio. Nesta Edição do Mobicurtas não há apenas espaço para um “olhar” sobre o mesmo conteúdo, mas para vários “olhares”. Ser diferente, marca a diferença.
Esta 5ª Edição será desenvolvida em três fases distintas, sendo a primeira de workshops sobre a temática de vídeo, com uma breve apresentação da sua origem e evolução histórica, da dinâmica da fotografia e do vídeo, das etapas para a realização de um vídeo, das possíveis aplicações a ser usadas e das suas potencialidades. A segunda fase será a de produção dos conteúdos , desenvolvida em contexto escolar em articulação com a Casa do Conhecimento. A terceira, e última, fase será a de exibição das curtas-metragens produzidas, prevista para o mês de maio.
O Mobicurtas constitui-se uma atividade carismática da Casa do Conhecimento que ao longo de cinco edições, mantém sempre o seu carácter inovador.