Alegria no Município de Vila Verde na receção do Compasso Pascal pelo segundo ano consecutivo
Updated on 28/03/2016O Município de Vila Verde acolheu, neste domingo de Páscoa, nos Paços do Conselho, as Solenidades Pascais. Pelas 14h30m, o Compasso Pascal da freguesia de S. Paio de Vila Verde, composto por 7 cruzes, veio pelo segundo ano consecutivo ao edifício da Câmara Municipal, como refere o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela “Este desafio foi lançado no ano transato por duas funcionárias da autarquia, que foram juízas da Cruz na Sede do concelho. Este ano a comissão voltou a convidar-nos para acolher o compasso, convite que acolhi, novamente, com grande alegria. As sete cruzes que compõem o Compasso Pascal iniciaram o circuito da parte da tarde nos Paços do Concelho.”
Com tempo agradável a favorecer as celebrações, sorrisos e satisfação espelhados nas pessoas presentes e uma boa disposição contagiante de acordo com o dia. Uma banda filarmónica dá inicio a profunda religiosidade, de seguida o padre Artur Gonçalves, juntamente com as 7 cruzes, deram entrada no Município, dialogando as palavras de Deus a todos os presentes. Alegria, palavra iminente neste dia de valorização das ricas tradições concelhias, uma época de festividades que é vivida com grande intensidade e importância pelo povo vilaverdense.
Em analogia a celebração Pascal, o Município de Vila Verde não ficou indiferente e organizou uma EXPOSIÇÃO DA “VIA SACRA”, a qual está patente ao publico até ao dia 24 de abril na Ala da Presidência, no edifício Paços do Concelho. A época Pascal é recheada de inúmeras atividades e celebrações, em figura principal as procissões dos Passos, a adoração da cruz, as vias sacras, o Domingo de Ramos e a tradicional visita Pascal, “com a volta da cruz”, realizada no Domingo de Páscoa.