Município de Vila Verde acolhe projeto “Atlantas, um mar de amigos”
Updated on 21/03/2022“Atlantas, um mar de amigos“, é a designação do projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Diplomacia – Euro Atlântica Portugal (EADA Portugal), ao qual o Município de Vila Verde se associou, quer pela atualidade da temática, quer pela dimensão Educadora que desenvolve.
De acordo com a Carta das Cidades Educadoras, movimento que o Município integra, hoje mais do que nunca a cidade, grande ou pequena, dispõe de inúmeras possibilidades educadoras. De uma forma ou de outra contém em si mesma elementos importantes para uma formação integral.
Compete ao Município, promover uma educação destinada a favorecer a diversidade, a compreensão, a cooperação e a paz internacional. Uma cidade educadora propõe-se promover a cidadania, desenvolvendo as condições necessárias para o seu exercício no âmbito da democracia participativa e solidária. É nesta medida que as cidades educadoras prestam um serviço público de maior importância ao empreenderem, de forma intencional e cooperada, políticas que promovam ações orientadas para uma abordagem preventiva e promotora do bem-estar, subscrevendo a importância do papel cívico e solidário dos cidadãos.
Este projecto, perfeitamente em linha com estes princípios, assenta na adaptação de um exercício de gestão de crise, acompanhado de um enquadramento teórico sobre a relevância do conceito de segurança nacional e integração internacional no âmbito da Aliança Atlântica e da União Europeia. Através da exposição de um cenário de crise manipulado em tempo real, os alunos têm que trabalhar conjuntamente para encontrar uma solução unânime para o problema. A natureza deste exercício permite que os alunos trabalhem determinados conceitos-chave como cidadania, defesa, segurança colectiva, cooperação e diplomacia, mediante o esforço de debate gerado entre eles ao longo de três horas, duração máxima da actividade, para alcançar uma resolução consensual.
Esta iniciativa contou com a presença da Vereadora da Educação do Município e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e envolveu os 60 alunos das três turmas do 4º ano de escolaridade da Escola Básica Monsenhor Elísio de Araújo.
Os mais novos foram convidados a participar num exercício em que se procurou sublinhar a importância da colaboração, iniciativa, estratégia e espirito de grupo na tomada de decisões.
No final da atividade os alunos receberam um diploma de participação, bem como o Município e a Escola que acolheram esta iniciativa.