Espaço do cidadão e loja do munícipe já funciona na Ribeira do Neiva
Updated on 08/03/2016O Espaço do Cidadão e Loja do Munícipe da Ribeira do Neiva entrou ontem, 7 de março, em funcionamento e representa a concretização de mais um passo importante no sentido do desenvolvimento harmonioso do território do concelho de Vila Verde.
Depois da abertura destes equipamentos na Vila de Prado e na freguesia de Vila Verde e Barbudo, a Ribeira do Neiva é agora a nova beneficiária do processo de descentralização em curso no município, permitindo à população o acesso a um conjunto de serviços essenciais sem ter que se deslocar à sede do concelho ou à cidade de Braga.
No mesmo espaço, estão concentrados diversos serviços da administração central, os serviços de apoio ao Balcão do Empreendedorismo e serviços municipais.
No dia de ontem foi já possível testemunhar a considerável afluência do público a este espaço justamente criado a pensar no bem-estar das pessoas, uma vez que assenta numa lógica de agilização e facilitação de procedimentos.
Entre os serviços postos à disposição da população da zona da Ribeira do Neiva pontuam a efetuação da segunda via do cartão da ADSE, alteração de residência, emissão de declaração de IRS, abono de família, subsídio de doença e o cartão europeu, assim como os serviços prestados no balcão de atendimento município.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “este novo espaço constitui uma importante alavanca para o desenvolvimento económico e social de toda a região da Ribeira do Neiva, pois, no mesmo espaço, existem agora balcões para atender todos aqueles que precisam de tratar de assuntos do Município, mas também dos serviços descentralizados da Administração Central, o que se traduz numa importante economia de tempo e de recursos para as pessoas, para as empresas e para as instituições que, assim, comodamente, perto da sua zona de residência e/ou de atividade, resolvem, com rapidez e eficácia vários assuntos da maior relevância.”
O Edil frisa ainda que “a construção de um concelho moderno, atrativo e com elevados índices de competitividade passa também, em grande medida, pela efetiva aposta na criação de serviços descentralizados que se aproximam dos cidadãos e facilitam a vida aos agentes do desenvolvimento local e regional.”
O Presidente da autarquia vilaverdense lembra que “irão ainda, a breve trecho, ser criados mais dois espaços deste jaez, na zona do Vade, na Portela do Vade, e na zona do Homem, em Valbom S. Pedro, com o objetivo de abranger o mais possível toda a extensão territorial do concelho de Vila Verde, colocando assim todos os Vilaverdenses em pé de igualdade em matéria de acesso a serviços descentralizados das administrações central e municipal.”