7 MARAVILHAS – Lenços de Namorados ficaram em 3º Lugar na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular
Atualizado em 11/08/2020Vila Verde esteve, uma vez mais, em grande destaque a nível nacional
Os Lenços de Namorados, ex-líbris do nosso concelho, atravessaram os séculos e estiveram na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular. A grande final regional do concurso decorreu, no dia11 de agosto, na Póvoa de Lanhoso, emissão transmitida em direto da RTP. Os Lenços de Namorados ficaram em terceiro lugar e não passaram à final, mas vão continuar a ser uma maravilha da cultura popular e a ser bordados com muito amor.
Júlia Fernandes, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde e Presidente da Aliança Artesanal agradeceu o «o empenho e o envolvimento de todos/ as na nossa candidatura dos Lenços de Namorados às 7 Maravilhas da Cultura Popular».
A autarca sublinha que «Fizemos o máximo. Demos o máximo. Vila Verde esteve, uma vez mais, em grande e em destaque a nível nacional. A nossa tradição e o nosso património saíram valorizados»
A Veradora fez ainda questão de deixar um agradecimento especial ao padrinho da candidatura, o jogador do Sporting Clube de Braga, Tiago Sá, e às bordadeiras da Aliança Artesanal e às do concelho «por saberem manter bem viva esta tradição que atravessou gerações contando belas histórias de amor».
«Obrigada a todos os que votaram para que conseguíssemos este honroso terceiro lugar», finaliza
O vencedor desta fase, e a quem o Município de Vila Verde parabeniza, foi a Filigrana da Póvoa de Lanhoso, que vai agora representar o distrito de Braga na grande final.
Os Lenços de Namorados vão continuar no coração de todos os vilaverdenses e de todos aqueles que já se renderam aos encantos das mensagens de amor, num sinal bem claro da adaptação da cultura popular à modernidade.
Mais uma vez os Lenços de Namorados mostraram a sua importância e o seu valor a nível Nacional.
Município de Vila Verde, 11.8.2020