2ª Feira de Ciência & Tecnologias – Quarto dia destaca coberturas verdes como serviços ecossistémicos e a Eletrónica e Programação
Atualizado em 02/12/2020Com designação sugestiva a palestra “As coberturas verdes podem dar que falar!”, apresentada pela Professora Isabel Aguiar Pinto Mina, Bióloga, docente do Departamento de Biologia da Universidade do Minho e colaboradora do STOL, deu a conhecer uma temática de pertinência absoluta quando questões como as alterações climáticas se posicionam na linha da frente das preocupações mundiais. Com grande sentido operativo demonstrou que as coberturas verdes contribuem para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes às alterações climática, evidenciando as suas vantagens, algumas limitações e a importância de um bom projeto de arquitetura para a base da cobertura verde.
O conhecimento desta solução alternativa para as cidades poderem aumentar os espaços verdes, deixou todos muito expectáveis de que num futuro próximo se possam ver mais coberturas verdes a quebrar o maciço de betão das cidades, permitindo uma paisagem mais harmoniosa e sobretudo soluções ambientais de grande eficácia.
Não menos sugestivo o tutorial “Eletrónica + Programação = Criatividade” apresentado por José Ismael Graça, Coordenador da Casa do Conhecimento de Vila Verde deu a conhecer alguns aspetos básicos da eletrónica e da programação, com o intuito de desmistificar dois conceitos muito conectados a grupos específicos. Recorrendo a uma placa de arduino, a sensores, atuadores, cabos, leds, resistências e a programação com código muito singulares, desvendou com evidência a relação elementar entre eles, a forma de os utilizar e combinar de modo a torná-los interativos. Colocou a tónica na criatividade como o elemento chave para tornar a relação entre a eletrónica e a programação apelativa e convidativa à interatividade.
Esta tem sido uma excelente jornada de ciência e tecnologia!
Município de Vila Verde, 02.12.2020