2ª FEIRA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA – “Ambiente” e “Química” foram as áreas de interesse das palestras do segundo dia
Atualizado em 26/11/2020O segundo dia de programação da 2ª Feira de Ciência & Tecnologia foi cumprido com muito sucesso, contando com mais duas excelentes palestras que se focaram nas áreas do “Ambiente” e da “Química”.
Alexandra Fernandes, bióloga e mestre em Ciências e Tecnologia do Ambiente, brindou-nos com “Resíduos invisíveis?! Então há resíduos que não consigo ver?!”, uma palestra de alerta para um conjunto de resíduos que nada têm de invisíveis, mas que facilmente são desconsiderados pela falta de informação que existe sobre eles. Todos os produtos que encontramos no mercado ao longo do seu processo de produção originam resíduos em quantidades assustadoras. Considerando que para a produção de um smartphone, com cerca de 200g, se produz até 86Kg de resíduos e que para a obtenção de 1kg de carne de frango sem osso, se pode gerar até 850 g de resíduos, a indiferença é impossível. Na sessão foram evidenciados, com muita clareza, inúmeros problemas ambientais que estes resíduos acarretam e apresentadas sugestões para a contribuição individual na redução dos mesmos.
A apresentação foi tão impactante que gerou inúmeras reações por parte dos participantes.
Agora, permanece o desejo de que a mensagem transmitida venha a dar frutos e que cada vez mais gestos se juntem em prol desta causa, o Planeta Terra!
Maria do Sameiro Gonçalves, Doutora em Ciências (Química Orgânica) e investigadora na área da Química Orgânica, no Centro de Química da Universidade do Minho seduziu-nos com uma
“ Viagem pelo mundo dos perfumes: das essências à perfumaria”. Na sua apresentação deu a conhecer de modo singular todos os aspetos relevantes deste mundo dos perfumes desde a origem da palavra aos componentes básicos dos perfumes, à classificação das fragâncias, todos eles muito úteis para percebermos a linguagem olfativa dos perfumes com base no seu suporte químico.
Destacou a importância de todos os envolvidos no processo de produção dos perfumes, desde os produtores e cuidadores das plantas aos químicos, fazendo, ainda, menção à comemoração no presente ano, do Ano Internacional da Saúde das Plantas.
No momento de comprar um perfume todas as aprendizagens adquiridas irão por certo influenciar a escolha!
A palestra da manhã, por sua vez, marcou, a participação da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde na maior campanha europeia de redução de resíduos, em que são organizadas milhares de ações por toda a Europa. A temática deste ano centrada nos resíduos invisíveis é um desafio à consciencialização e informação da enorme quantidade de resíduos que são gerados sem serem notados. É necessário dar visibilidade a esse desperdício para adotarmos atitudes informadas no momento de escolher e comprar um produto, tomando consciência da sua pegada. Todos podem contribuir para a redução destes desperdícios desde os produtores, os legisladores aos consumidores.
Foi mais um dia em que o a comunicação esteve ao serviço do conhecimento!
Município de Vila Verde, 26.11.2020
GALERIA FOTOGRÁFICA