12º ENCONTRO DE REIS (1ª parte) – Preservar a tradição e defender o património imaterial do concelho de Vila Verde
Atualizado em 09/01/2017Mais uma vez, a Praça de Santo António, no Centro de Vila Verde, acolheu o Encontro de Reis, uma das manifestações populares de maior tradição no Concelho, num misto de profano e religioso.
A 1ª parte do 12º Encontro de Reis de Vila Verde realizou-se, ontem 8 de janeiro, com a participação de 13 grupos representantes de várias freguesias, onde exibiram o melhor do canto e dos sons populares de cantares de Reis.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, esteve presente no evento e agradeceu a todos os grupos a sua participação, referindo ”Esta iniciativa começa a ganhar uma dimensão largamente acima das expectativas e noto que a adesão tem vindo a superar todas as projeções. Com a realização destes eventos pretendemos dar um novo impulso a uma das tradições mais peculiares e bonitas do nosso Povo.”
“O Encontro de Grupos de Reis de Vila Verde tem por finalidade a defesa das tradições culturais concelhias, no caso específico na proteção da música tradicional de cariz popular e nas demais componentes etnográfica que a enquadra.”, vincou, também, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
O autarca acrescentou, ainda, que este encontro “visa preservar a tradição dos Cantares de Reis, estimulando a defesa deste importante património imaterial do concelho de Vila Verde, na sua forma mais autêntica e genuína – letras, música, trajar e outros adornos e reforçar a dinamização e participação do tecido associativo concelhio neste tipo de eventos. Este é um momento que traduz o melhor do nosso povo, unido, alegre, feliz e pronto a partilhar o seu saber e os seus cantos tradicionais com os concidadãos.”
De referir, que face ao elevado número de participantes, a organização definiu dois dias para a atuação dos grupos inscritos, a 08 e 15 de janeiro de 2017, na Praça de Santo António. Os grupos participantes são oriundos de várias freguesias e exibiram o melhor do canto e dos sons populares de cantares de Reis.
Foram treze os grupos de cantares de reis que marcaram presença na 1ª parte do 12º Encontro de Cantares de Reis de Vila Verde, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Verde, através Serviço de Ação e Promoção Turística, adstrito ao Pelouro da Educação, Cultura e Acção Social.
Grupos participantes na 1ª Parte:
Grupo Coral de Coucieiro
Rancho Folclórico de Santa Eulália de Cabanelas
Rancho Folclórico de Marrancos
Grupo Folclórico e Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo, Vila de Prado
Grupo Folclórico de Vila Verde
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Esqueiros
Centro de Convívio e Cultura de Prado (Santa Maria)
Grupo Coral de Sande
Associação Desp.de Parada de Gatim
Grupo Desportivo e Recreativo de Marrancos
Associação De Pais e Encarregados de Educação da Ribeira do Neiva
Rancho Folclórico de Santa Maria de Turiz
Grupo de Escuteiros de Coucieiro