Apresentação Apresentação

No cenário atual, em que a satisfação dos cidadãos assume um papel crucial no seio de todas as organizações, torna-se urgente a pesquisa de novos instrumentos de gestão. Neste sentido, e com vista à melhoria contínua, algumas entidades públicas decidiram implementar e certificar um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001. Esta norma permite uma gestão mais rigorosa e transparente de todos os processos da Organização, dado que exige um maior envolvimento da gestão de topo e de todos os stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade).

Na região e no distrito, o Município de Vila Verde foi pioneiro nesta matéria, tendo sido das primeiras autarquias a iniciar um processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Assim, em Abril de 2007 a LUSAENOR certificou algumas áreas, com especial impacto na qualidade de vida dos vilaverdenses: Atendimento ao Munícipe; Operações Urbanísticas; Águas e Saneamento (processos administrativos); Arquivo; Atividades Diversas; Recursos Humanos; e Qualidade. O esforço efectuado pela Autarquia, permite hoje prestar um Serviço com maior eficácia e eficiência aos seus Munícipes.

Em Abril de 2010, alargou o seu Sistema de Gestão da Qualidade a novos serviços, designadamente: Fiscalização e Vistorias, Biblioteca, Receção, Jurídico e Sistemas de Informação, passando o futuro pela certificação integral do Município.

Visão, missão e política Visão, missão e política

Visão

A Câmara Municipal de Vila Verde tem como visão afirmar o Município de Vila Verde no panorama nacional, tornando-o uma referência na qualidade de vida, um pólo de atração industrial e um Município apetecível tanto social como culturalmente. 

Missão

Planear, organizar e executar as políticas municipais nos domínios urbanístico e do espaço público, da intervenção social e comunitária, da educação, ambiente, cultura e desporto, prestando serviços aos cidadãos, com vista à prossecução de uma qualidade de vida cada vez melhor.

Política 

A Política da Qualidade do Município de Vila Verde consiste na contínua satisfação dos seus Munícipes/Requerentes, através do reconhecimento da Qualidade dos seus serviços. 
No Município de Vila Verde, essa política é assumida na perspetiva de: 

  • Alcançar a satisfação das necessidades dos Munícipes/Requerentes;
  • Desburocratizar e simplificar os processos, atividades, tarefas e procedimentos de forma a tornar as decisões atempadas e devidamente fundamentadas;
  • Facultar aos seus trabalhadores a formação e meios adequados para realizarem corretamente as suas atividades e tarefas;
  • Melhorar continuamente o Sistema de Gestão da Qualidade que permita sistematizar um conjunto de regras simples e eficazes, de forma a chegar a todos os trabalhadores;
  • Cumprir  os  requisitos  do  Sistema  de  Gestão  da  Qualidade  segundo  a  NP  EN  ISO  9001, compreendido  e implementado por todos os intervenientes, e que se traduz na Qualidade dos Serviços prestados e Satisfação dos Munícipes/Requerentes.

 

Satisfação dos munícipes Satisfação dos munícipes

Com vista à medição do grau de satisfação dos seus munícipes relativamente aos serviços prestados, a Câmara Municipal de Vila Verde decidiu implementar como ferramenta de gestão, o lançamento regular de inquéritos de satisfação.