Incentivos e Isenções Incentivos e Isenções

Nos termos da alinea f) do art.º 20 do Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização, estão previstas isenções aos jovens vilaverdenses. Ver extrato do Regulamento.

Conselho Municipal de Juventude Conselho Municipal de Juventude

O Conselho Municipal de Juventude de Vila Verde, designado CMJVV, é o órgão consultivo do município ao qual compete pronunciar-se sobre todos os assuntos de interesse relacionados com as políticas de Juventude. Foi criado com o objetivo de conhecer em profundidade as necessidades, motivações, aspirações e as prioridades dos jovens do Município de Vila Verde, bem como estimular a sua participação na vida cívica, cultural e política, temáticas que dizem respeito à juventude.
O CMJVV rege-se pela Lei n.º 8/2009 de 18 de fevereiro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 6/2012 de 10 de fevereiro, que estabelece a sua composição, competências, regras de funcionamento e o regime jurídico dos conselhos municipais de juventude.
Pode ser consultado aqui o regulamento e regimento do CMJVV e a respetiva composição


Atas do Conselho Municipal de Juventude:

Ata de 30-01-2013 
Ata de 23-04-2013
Ata de 18-12-2013
Ata de 19-03-2014
Ata de 22-04-2014
Ata de 21-11-2014
Ata de 23-04-2015
Ata de 10-11-2015

 

Informações Informações

Ensino

A educação faz parte da vida de um jovem. No nosso município tens estabelecimentos que te acompanham desde a mais tenra idade e te preparam para o exigente mercado de trabalho.
Constrói aqui o teu sucesso!

Escolas existentes:

Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Agrupamento Escolas de Moure e Ribeira do Neiva
Agrupamento de Escolas de Prado
Escola Secundária de Vila Verde
Escola Profissional Amar Terra Verde

 

Recenseamento Militar

Desde 2007 que o Recenseamento Militar é automático.

Sabe mais no site Dia da Defesa Nacional

 

Recenseamento Eleitoral

Quando fazes 18 anos passas a ser um cidadão na plenitude dos teus direitos e deveres. Um deles e o mais importante é o direito ao voto. Ao exerceres o voto, tens uma voz ativa na eleição dos representantes da nação.
As eleições acontecem a nível autárquico (Câmara Municipal e Junta de Freguesia), a nível do governo (Primeiro Ministro), a nível da representação máxima da nação (Presidente da República), a nível europeu (Parlamento Europeu) e, por fim, a nível do Referendo (decisões com o voto dos eleitores).
Para poderes votar tens que estar recenseado. Hoje em dia, é muito mais fácil. O teu recenseamento é automático e podes confirmar a tua situação eleitoral através da Internet, via SMS, linha de Apoio ao Eleitor ou na tua Junta de Freguesia.

Sabe mais no Portal da Juventude

 

Erasmus

O programa Erasmus+ destina-se a estudantes do ensino superior, formandos de formação profissional, staff de escolas da pré ao secundário, a trabalhadores ligados ao trabalho com jovens e a todos os jovens que pretendam adquirir competências noutros países da Europa. 
Se queres aprender mais sobre a União Europeia, o seu mercado de trabalho, a sociedade e a interculturalidade da nossa UE, então este projeto é ideal para ti. Dá uma vista de olhos nos sites disponibilizados e candidata-te.
 
Mais informações em:

www.proalv.pt/wordpress/erasmus-2/

ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus

 

Instituto Português da Juventude

O IPJ é um organismo da Administração Pública com autonomia administrativa tutelado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD).
No site podes encontrar vários projetos de interesse para ti, assim como respostas a questões que possas ter sobre saúde e sexualidade, emprego e empreendedorismo, voluntariado e muito mais.  

Se a tua curiosidade é maior do que o teu país dá uma espreitadela em projetos como:

Juventude em Ação  
Destinado a jovens com idades entre os 15 e os 28 anos que pretendam participar de uma forma mais ativa “na construção do futuro da Europa”. 

Estudar no estrangeiro
Estudar noutro país da Europa dá-te a oportunidade de adquirir outras competências, conhecer outras culturas e fazer novos amigos. 

O Instituto Português da Juventude também leva a cabo a iniciativa Cartão Jovem que agora se multiplica em mais do que uma variante e te concede vários descontos e regalias.
Sabe mais em www.ipj.pt  e em www.cartaojovem.pt

 

Cartão Jovem Municipal

O Cartão Jovem Municipal (European Youth Card) oferece-te um conjunto de vantagens, das quais podes usufruir, enquanto jovem vilaverdense.

O Cartão Jovem Municipal é um título pessoal e intransmissível, sendo as respetivas vantagens destinadas ao uso exclusivo do seu titular, pelo que as entidades que as concedem poderão exigir-lhe a exibição de um documento de identificação.

Condições gerais:

- Residência em Vila Verde;
- Idade compreendida entre os 12 e os 29 anos inclusive;
- Preenchimento de formulário cedido pelo município;
- Preço de venda ao público de €10,00 (dez euros), comparticipando o município  com €5,00 (cinco euros);
- Validade de um ano, contada a partir do mês da sua aquisição.

Com  o Cartão Jovem Municipal podes contar com inúmeras vantagens disponíveis em diferentes estabelecimentos no concelho de Vila Verde.
O Município de Vila Verde proporciona-te, ainda, vantagens na utilização de infra-estruturas e/equipamentos:

- Lazer Vila Verde – 20%;
- Piscina Municipal de Prado – 20%;
- Complexos Desportivos Municipais – 20%;
- Todas as atividades de carácter desportivo, cultural ou outras promovidas pela Autarquia – 20%;
- Publicações do Município – 20%;
- Acesso a viagens ou passeios promovidos pela Autarquia – 20%.
 

Para acederes a mais informações podes consultar o Portal da Juventude.
 
Consulta aqui os teus descontos