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Workshop Rios - Um Segundo Olhar e a importância da Limpeza dos Rios foram temas abordados na Casa do Conhecimento

“Rios – Um Segundo Olhar”, foi o tema do workshop promovido, dia 16 de março, pela Casa do Conhecimento, inserido na Programação Março, Mês do Ambiente. A atividade iniciou com uma Ação de Sensibilização sobre a importância da limpeza dos rios, seguida de um Workshop de Edição de Imagem que pretende transformar imagens de cursos de água poluídos, em cursos de água não poluídos.

O workshop realizado na Sala de Formação, foi dirigido a uma turma de alunos da EB de Vila Verde e teve num primeiro momento a apresentação do Projeto Rios, pelo Eng. Adelino Silva e pela Dra. Lúcia Pereira. Este projeto visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objetivos apresentados na Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a implementação da Carta da Terra e da diretiva Quadro da Água. A referida apresentação consistiu numa Ação de Sensibilização para o género de poluição a que os rios estão sujeitos, alertando para as consequências dessa poluição e para necessidade urgente de os preservar. Os rios têm sido inapropriadamente alvo de depósito de lixo, entulho, pneus, resíduos sólidos urbanos e descargas residuais, sendo premente uma mudança de atitude. A água é um recurso natural essencial à vida e por isso deve ser preservada.

Num segundo momento, o Eng. Adelino Silva apresentou aos alunos o GIMP – Gnu Image Manipulation Program - um programa de edição de imagem open source que possui diversas ferramentas de edição gráfica. Com este programa foi trabalhado um conjunto de fotografias de cursos de água poluídos, cujo objetivo foi transformá-las em cursos de água não poluídos, podendo designar-se como uma “limpeza virtual”. Tendo esta tarefa possibilitado um exercício de fluência digital.

O workshop Rios – Um Segundo Olhar proporcionou ao grupo a possibilidade de perceber a importância da preservação dos cursos de água, bem como o acesso às tecnologias digitais.  

 

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