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MÊS DO ROMANCE - De Vila Verde para o mundo, mais de uma centena de iniciativas dedicadas ao amor!

Os sentimentos e afetos da marca Namorar Portugal continuam a conquistar corações pelo país e pelo mundo, de forma mais intensa e apaixonante durante a programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’. De 26 a 04 de Março, a programação mais romântica do país traz ao coração do Minho mais de uma centena de iniciativas de participação gratuita que dão corpo a uma programação intensa e emotiva, inspirada nos motivos dos Lenços de Namorados, um dos símbolos maiores da genuína tradição minhota. Desfiles de moda, espetáculos de dança e música ao vivo, apresentações de livros, workshops, atividade de natureza, apresentações de novos produtos Namorar Portugal e muito, muito mais. A marca Namorar Portugal promete tocar o coração dos portugueses e afirmar de forma perentória o mote ‘Vila Verde, onde o amor acontece!’.

Não faltam motivos de interesse para quem decidir visitar Vila Verde nesta altura do ano. Além da agenda cultural interessante e muito preenchida, os visitantes podem ainda usufruir de descontos e condições especiais nos espaços de alojamento, restaurantes, bares e pastelarias aderentes. A programação ‘Fevereiro, Mês do Romance’, do Município de Vila Verde’, foi apresentada pormenorizadamente durante a manhã de hoje, 17 de janeiro, na Sala de Conferências dos Paços do Concelho. No final da sessão houve ainda tempo para provar o apetitoso Pink Cake (vulgo Bolo dos Namorados), acompanhado por um suave e delicioso Chá das Serras Brandas.

 

A Europa vai seguir o exemplo de Vila Verde

A apresentação detalhada do programa coube à vereadora da Cultura. Júlia Fernandes começou por explicar que a recetividade do público tem sido tão boa que fevereiro se tornou pequeno para abarcar todas as atividades inseridas no Mês do Romance. Assim, ao longo de 38 dias (26 de janeiro a 04 de março), desenrola-se a programação mais romântica do país, que ganha em este ano um simbolismo especial. 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), designação assente em princípios basilares como a importância do património cultural na sociedade e na economia, a valorização do turismo sustentável e o incremento da criatividade. Uma visão que privilegia o reforço de sinergias que promovam uma maior ligação entre as pessoas e a sociedade em geral com o seu património, as suas tradições e os seus saberes. E que vem exatamente ao encontro da estratégia de valorização da cultura, do território e da economia implementada pelo Município de Vila Verde.

 

De Vila Verde para o país e o mundo

As condições especiais de alojamento e estadia, os museus e espaços culturais abertos em horário alargado, os workshops criações inspiradas nos motivos dos Lenços de Namorados, a apresentação de produtos encantadores e os espetáculos de teatro, dança e música, foram outros dos destaques da intervenção de Júlia Fernandes, que aproveitou para recordar que numa época em que o turismo do país está em baixa, Vila Verde criou argumentos para contrariar a tendência e está em alta! Vila Verde é o epicentro da programação, mas, de Braga a Lisboa, passando pelo Porto, Monção, Coimbra e Guimarães, haverá ações de divulgação um pouco por todo o país.

 

Romance Palaciano e Bênção dos Casais são novidades

Nota de particular destaque para algumas das maiores novidades da edição de 2018 do Mês do Romance. Foi firmada uma parceria com a Câmara Municipal de Monção e com o sumptuoso Palácio da Brejoeira, jóia do património cultural nacional, que viverá um Romance Palaciano. Outra das novidades é a ‘Celebração do Amor - Bênção dos Casais e dos Namorados’, um autêntico hino ao amor presidido pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. O mercado dos casamentos, em forte expansão na marca, volta a ter direito a um espaço próprio, o Cantinho das Noivas, onde os promotores Namorar Portugal vão ajudar os noivos a preparem um dia de casamento ainda mais especial e ternurento. Mantém-se também a parceria com a Delta Cafés, que volta a lançar uma edição especial de pacotes de açúcar com imagens alusivas a Namorar Portugal – Fevereiro Mês do Romance 2018, que vão ser distribuídas pelos estabelecimentos comerciais onde forem servidos cafés Delta.

 

Tradição e cultura para promover o território e dinamizar a economia

Presente na sessão, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou a impressionante dinâmica social, cultural e económica impulsionada pelo Mês do Romance, que se repercute de forma positiva na promoção e divulgação do território durante o resto do ano. “Esta programação insere-se na estratégia do Município [de Vila Verde] de valorizar a tradição e a cultura local, utilizando o que de mais genuíno existe no concelho e na região para promover o território e desenvolver a economia”, afirmou, acrescentando que este é “um projeto vencedor, com grande interesse por parte de produtores e consumidores, já temos produtos Namorar Portugal espalhados pelo país e por todo o mundo”. O edil deixou ainda uma forte palavra de apreço a todos os parceiros (mais de uma centena de empresas, associações, marcas, escolas…) pelo empenho e criatividade. Só assim é possível criar uma programação rica e diversificada promoção do território, da cultura, da natureza, património construído e da gastronomia local.

 

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