Facebook    Flickr    Issuu    YouTube

Outras ligações Outras ligações

acerca do portal acerca do portal

Unidade de Inovação e Conhecimento, Unidade de Sistemas de Informação e Modernização Administrativa

Sistema de gestão de conteúdos

Liferay

Estes dados serão incorporados nos arquivos correspondentes nO Município de Vila Verde serão tratados em conformidade com o regulamento estabelecido por lei.
Os dados recolhidos apenas serão objeto de transferência, sempre que apropriado, com o consentimento da pessoa em questão ou em conformidade com a referida lei orgânica de protecção de dados de carácter pessoal.
As pessoas cujos dados pessoais, contidos nos ficheiros dO Município de Vila Verde, podem exercer os seus direitos de acesso, rectificação, cancelamento e oposição, na forma prevista pela lei, antes do envio para o arquivo.

FEIRA QUINHENTISTA - Comunidade escolar da Ribeira do Neiva vestiu-se a rigor para homenagear Sá de Miranda, o Poeta do Neiva

A comunidade escolar da Escola Básica da Ribeira do Neiva vestiu-se a rigor para homenagear Sá de Miranda, o Poeta do Neiva, participando na Feira Quinhentista que retratou o espírito da época renascentista. Esta foi a primeira iniciativa realizada no âmbito do Sá de Miranda por Terras de Vila Verde, e que espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero.

A Feira Quinhentista promovida na Ribeira do Neiva contou com a presença da Vereadora da Educação da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, Armando Machado, dos pais, dos professores e dos alunos e assumiu-se como uma jornada divertida que levou os participantes a imergirem no período quinhentista. A conhecerem melhor a nossa história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território.

Bancas com produtos locais, jogos medievais de tabuleiro, plantas de cheiro e um espaço para recriar acrobacias realizadas por um grupo de “bobos” animaram o recinto escolar.

GALERIA FOTOGRÁFICA

FEIRA QUINHENTISTA - Sá de Miranda por Terras de Vila Verde, de 19 a 21 de maio

De referir que Vila Verde prepara-se para voltar a fervilhar de vida com a Feira Quinhentista – Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde. O evento espelha de forma cristalina a energia do território vilaverdense, um concelho que celebra orgulhosamente a sua herança cultural e encontra no legado herdado dos antepassados a força motriz para construir um futuro mais próspero. A iniciativa assume-se como uma jornada divertida que vai levar os participantes a imergirem no período quinhentista. A conhecerem melhor a nossa história, os usos e costumes da sociedade da época, permitindo, em simultâneo, continuar a promover o imenso potencial turístico do concelho e a divulgar os maiores atrativos do território.

Participação massiva dos estabelecimentos de ensino

Nota de destaque para a vida e obra de Sá de Miranda, um dos maiores poetas do seu tempo, que escreveu grande parte da sua obra no período em que viveu e se inspirou no concelho de Vila Verde, na zona da Ribeira do Neiva. A Feira Quinhentista – Sá de Miranda Por Terras de Vila Verde procura também fomentar o interesse dos jovens vilaverdenses pelas suas raízes, numa jornada de cariz lúdico pedagógico em que se consolidam conhecimentos durante atividades extremamente divertidas. Daí que não seja de estranhar a participação massiva de todos os agrupamentos de escolas do concelho, que se juntam a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), a Escola Secundária e a Academia de Música de Vila Verde.

Programa rico e diversificado

Um programa rico e diversificado que arranca pelas 09h30 da próxima sexta-feira, 19 de maio, com a Feira Quinhentista na Ribeira, organizada pelos alunos da EB1 local. Ao final da tarde, 19h00, iniciam as atividades para o público em geral, num serão em que se destacam a Ceia Quinhentistas, a Música, os Bailados, os Folguedos, a Poesia e a Boa Comida. No dia seguinte, 20 de maio, as atividades começam pelas 11h00, na Praça Sto António, com a gastronomia, bem como a venda de artesanato e de produtos da terra. Durante a tarde, nota de realce para as oficinas, a mostra de armas, o espetáculo de falcoaria, as rábulas e as artes circenses. Ao cair da noite, o crepúsculo traz consigo uma das mais badaladas iniciativas do evento, o Sarau Cultural, com uma grande diversidade de espetáculos que prometem captar a atenção da plateia do primeiro ao último minuto.

Cortejo Histórico é uma das maiores atrações

No último dia, domingo (21 de maio), a Feira Quinhentista ‘abre as portas’ pelas 10h00 e uma hora mais tarde haverá música ao vivo no recinto. Para o início da tarde, 15h00, está marcada a iniciativa rainha do programa, o Cortejo Histórico, com largas dezenas de figurantes trajados a rigor, que levam a sede de concelho numa autêntica viagem ao tempo de Sá de Miranda. Danças, teatro, artes circenses, falcoaria, oficinas e mostras de armas são outras das atividades programadas para a tarde de domingo, que vão fazer as delícias de miúdos e graúdos.

Destaques Destaques

Publicações Publicações