Covid-19 Informação

11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde integra o Programa de Residências Artísticas dos 24 município do Minho

Vila Verde integra o projeto do Minho Inovação" e no âmbito da 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem, prevista para o periodo de 16 de outubro a 27 de novembro, vai acolher uma residência artística, através da qual se vai desenvolver um trabalho artístico em torno dos lenços de namorados.

A artista convidada é Mónica Mindelis que tem explorado muito a questão do têxtil. Através do contacto com as técnicas tradicionais e artesãos locais, a artista vai criar uma obra de arte para Vila Verde, desenvolvendo um objeto artistico a partir da técnica e da imagética dos Lenços de Namorados.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Minho inovação lança projeto de rede residências artísticas em 24 municípios

O consórcio MINHO INOVAÇÃO, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Cávado, Alto Minho e do Ave, lançou mais uma iniciativa de promoção da cultura, dos artistas e do turismo sob a marca “AMAR O MINHO”, com o apoio do Norte 2020 e dos FEEI.

O projeto, inédito em Portugal, cria a maior rede de residências artísticas nos 24 municípios representados pelas três CIM da região, numa estratégia concertada que se destina a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma a dinamizar o território do ponto de vista artístico e turístico.

O programa inclui artistas, nacionais e estrangeiros, que, até junho de 2021, vão habitar o território do Cávado e recriá-lo em projetos de arte em espaço público, artesanato, fotografia, música, dança e literatura. O Programa de Residências Artísticas foi revisto, em plena pandemia, e adaptado às exigências do combate à propagação do COVID-19, apresentando-se como um caminho para dinamizar a programação cultural neste tempo novo e, em alguns casos, colmatar vazios de programação que acontecerão inevitavelmente nos municípios durante este Verão. A iniciativa procura também responder à situação de emergência social que a comunidade artística está a viver, uma das mais afetadas pela crise pandémica, proporcionando a alguns criadores oportunidades imediatas de trabalho. Alguns dos artistas convidados farão residência em mais do que um município, potenciando pontos de contacto no território.

No caso de Esposende, Luís Canário Rocha propõe uma intervenção em espaço público inspirada no mar e nas suas gentes que será inaugurada no dia do município. Em Setembro, Terras de Bouro recebe a escritora Filipa Martins, com um monólogo que parte da natureza, uma das riquezas do Minho. A importância histórica e cultural da atividade olárica e cerâmica em Barcelos dá o mote ao desafio lançado à artista Ana Almeida Pinto, que concetualizará e criará, em parceria com artesãos locais, uma obra para o Museu da Olaria, desenvolvida a partir da olaria enquanto técnica artesanal. O resultado poderá ser visto durante a primeira quinzena de setembro. Em outubro, e em pleno coração do Minho, Mónica Mindelis regressa às residências artísticas para produzir uma obra de arte para Vila Verde, a partir da técnica e da imagética dos Lenços de Namorados. A iniciativa estará integrada na 11ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.

O lançamento do programa de Residências Artísticas “Amar o Minho” foi feito de forma digital, com o lançamento de um vídeo promocional nas redes sociais e nos canais digitais.

Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery, será a curadora responsável pelas áreas da arte em espaço público, artesanato e fotografia, cabendo a António Rafael, membro da banda Mão Morta, a curadoria dos projetos na área da música, dança e literatura.

Os municípios de Amares, Arcos de Valdevez, Braga, Cabeceiras de Basto, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira e Vizela acolherão os artistas e respetivas residências artísticas durante o primeiro semestre de 2021.

Município de Vila Verde, 29.5.2020

COVID-19 - “NUNCA COMO AGORA PRECISAMOS DE SI” - Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde

«Caros(as) amigos(as) Vilaverdenses, Durante esta semana surgiram os primeiros casos positivos de COVID-19 no nosso concelho. A parte inicial desta minha mensagem não podia deixar de ser para transmitir a minha solidariedade e força para com os Vilaverdenses e famílias que estão a sentir...

Gestão, Conceção e design gráfico
Unidade de Sistemas de Informação e Unidade de Inovação e Conhecimento

M;anutenção, edição e manutenção

Para mais informações consulte a nossa  Política de Privacidade.